Publicações


capa

Dossiê | Uma ética para os novos tempos

Fruto das reflexões realizadas ao longo do ano de 2017, o Dossiê ‘Uma ética para os novos tempos’ reúne entrevistas, reportagens e ensaios temáticos sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR no ano em questão.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR

Download

AF_Capa_livreto_ensinosuperior

Boletim | De olho nas Juventudes, nº 3

Vol. 3 – Fevereiro de 2018

A 3ª edição do boletim “De olho nas Juventudes” traz a relação “Juventude e Trabalho” como tema. Nas últimas décadas, o trabalho tem significado um problema social quando nos referimos aos jovens. A dificuldade de conseguir o primeiro emprego, a falta de experiência e quase sempre de oportunidade, a ausência de qualificação, a necessidade de conjugar trabalho e estudo, as crises econômicas, a automação, a informalidade, etc., são alguns dos fatores críticos que tornam esse grupo social mais vulnerável a um mercado exigente, volátil e quase sempre desigual.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

Prouni_capa_

Olhares sobre o PROUNI na PUCPR

Desde 2010, a Rede Marista de Solidariedade estabelece o Ciclo Advocacy como modalidade de atuação no eixo de defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia, embasada em referenciais teóricos e boas práticas, estabelece passos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de ações que buscam a garantia de direitos. Esta publicação faz parte do Ciclo Advocacy: Acesso e Permanência de estudantes bolsistas no Ensino Superior. O livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas por um grupo de professores da PUCPR com seus estudantes de iniciação científica. A publicação também conta com relatos de vivências de estudantes e ex-estudantes bolsistas na PUCPR. Este projeto foi organizado e coordenado pelo Observatório das Juventudes, parte integrante da área identitária da PUCPR, juntamente com o Instituto Ciência e Fé.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

capa dossiê

Dossiê Átrio dos Gentios

O Átrio dos Gentios 2016 foi marcado por uma programação que favoreceu o diálogo entre intelectuais, artistas, acadêmicos e outros públicos dispostos a discutir sobre a existência humana e suas relações com o transcendente. Diante do compromisso de continuar as discussões iniciadas em abril de 2016, o Instituto Ciência e Fé oferece esta publicação para que possamos aprofundar tão relevante tema.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR

Download

boletim 2

Boletim | De olho nas Juventudes, nº 2

Vol. 2 – Agosto de 2017

Dando sequência à série “De olho nas Juventudes”, esta segunda edição, traz o Ensino Superior no Brasil como tema. O boletim apresenta um panorama do Ensino Superior no Brasil e traz dados que revelam o perfil do estudante universitário, os cursos que buscam, aos quais têm acesso, informações sobre evasão, trabalho, e questões de gênero, raciais, econômicos e dados locais. O material, destinado à docentes e lideranças universitárias, busca também refletir o papel da Universidade no enfrentamento à esse problema social.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

Capa

Relatório Anual de Atividades 2016

Entre as muitas conquistas de 2016, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR (ICF) ampliou sua internacionalidade, em especial com dois projetos, o Átrio dos Gentios e o Mistério e o Som do Universo: um debate sobre as ondas gravitacionais. Com as experiências já existentes, como o Café Filosófico, os Diálogos Contemporâneos, as Publicações, entre outros, aos poucos vamos aprendendo a construir relações sólidas, que ampliam e aprofundam o debate em torno de novas ideias e de diferentes formas de compreender a realidade. Com isso, o ICF avança um pouco mais num de seus principais objetivos, que é o de garantir um portfólio consistente e qualificado de projetos, transformando-se numa referência interna e externa no debate entre ciência, cultura e fé. Muito ainda precisa ser realizado, mas a certeza de fazer processo com responsabilidade, ciente das potencialidades e das fragilidades, serve de ânimo para o caminho que ainda precisa ser trilhado e do qual, diga-se de passagem, temos muitos e muitos quilômetros a percorrer!

Conteúdo | Fabiano Incerti e Rodrigo de Andrade

Projeto gráfico e diagramação | Nina Zambiassi

Revisão | Juliana Satie Oshima

Analista de Projetos | Andreia Bogo Betiati

Download

Capa Ir Francisco

Mística, sabedoria e autoridade no século XIX: estudos sobre o Irmão Francisco, primeiro superior geral dos Irmãos Maristas.

Irmão Francisco é discípulo das primeiras horas, dos tempos de La Valla. Tinha não mais que 11 anos quando aceitou a proposta de Champagnat para formar parte de seu incipiente projeto de Instituto. Cresce ao lado do Fundador e se torna seu primeiro sucessor. Mais tarde, é beatificado e a Igreja reconhece a heroicidade das virtudes. Apesar disso, há carência de pesquisas que ajudem a entender melhor o Irmão Francisco, tanto em relação a seu tempo, bem como em relação à história Marista. Pouco se estudou, por exemplo, sobre seus Cadernos e Cartas, tampouco há análises aprofundadas sobre sua biografia e personalidade. Mesmo o fato de pertencer à galeria dos “santos maristas” não torna seus escritos e sua vida uma fonte para a espiritualidade marista. Esta publicação cumpre, em parte, o objetivo de tornar o Irmão Francisco mais conhecido na riqueza de sua história e na profundidade de seus escritos e de seu modo de vida.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR e Memorial Marista
Editora: PUCPRESS

Indisponível para download


Capa Zezinho

Caderno Ciência e Fé | Anunciar Jesus em tempos difíceis

Vol 5. N. 1 – 2017

Nos últimos anos, o Pe. Zezinho estreitou seus laços com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2015,
suas letras e canções foram debatidas no projeto Diálogos Contemporâneos do Instituto Ciência e Fé. Em março de 2016, recebeu da PUCPR o título de Doutor Honoris Causa. Nas páginas que se seguem, os dois primeiros textos comentam a trajetória e a importância do Pe. Zezinho para a Igreja, para a sociedade e, por que não dizer, para a música brasileira. O último texto trata-se da conferência que ele pronunciou em sua Aula Magna no teatro TUCA.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: PUCPRESS

Download

 


Obs Juv

Boletim | De olho nas Juventudes

Vol 1. N. 1 – Março de 2017

A série “De olho nas Juventudes” pretende oferecer uma ferramenta de análise dos dados estatísticos mais significativos que são veiculados sobre os jovens em pesquisas oficiais e não oficiais. Nesse primeiro número abordaremos o tema da “Mortalidade Juvenil no Brasil”. Esperamos que com esse material possamos colaborar com as discussões e reflexões sobre a realidade juvenil brasileira.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

 


tam 3

Caderno Café Filosófico | As Políticas do Perdão

O novo Caderno Ciência e Fé traz os registros do Café Filosófico 2015, com reflexões sobre As Políticas do Perdão. Na mesma medida que proliferam os pedidos de perdão e as cenas de arrependimento, em especial com a implantação, em diversas partes do mundo, das Comissões de Justiça e Paz, vemos aumentar os crimes de guerra, os terrorismos, os fascismos e as violências cotidianas, extremas e, por vezes, banais.

Diante disso, podemos perguntar: o que significa perdoar? Quais são os limites jurídicos, religiosos ou filosóficos do perdão? É possível perdoar o “imperdoável”? Para tentar responder a estas questões e, sem dúvida, abrir para outras, temos reunidas aqui as palavras de Peter Pál Pelbart, em As Imagens do Intolerável, de Oswaldo Giacoia Jr., em O Perdão sob o Ponto de Vista das Filosofias das “Vontades de poder”, e de Jeanne Marie Gagnebin, em Esquecimento, Anistia e Perdão.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

Átrio dos Gentios pdf

Átrio dos Gentios | Educar à pessoa, à caridade, à verdade

Estas páginas guardam uma mensagem atual e urgente para o mundo da educação e para a sociedade em geral. Trata-se do discurso proferido aos professores da PUCPR pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa. Como ele mesmo cita ao final do texto, fazendo referência a Gandhi, “O homem destrói-se com a política sem princípios; o homem destrói-se com a riqueza sem fadiga e sem cansaço; o homem destrói-se com a inteligência sem a sabedoria; o homem destrói-se com os negócios sem a moral; o homem destrói-se com a ciência sem humanidade; o homem destrói-se com a religião sem a fé (como o fundamentalismo ensina); o homem destrói-se com um amor sem o sacrifício e a doação de si”.

 

Lectio Magistralis de S.E. Cardeal Gianfranco Ravasi

Por ocasião do doutoramento honoris causa

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 12 de abril de 2016

Download

Relatório ICF

Relatório Anual de Atividades 2015

Os desafios de um Instituto Ciência e Fé são imensos. Diante dos crescentes exemplos de intolerâncias, fundamentalismos e violências, físicas ou simbólicas, que se multiplicam por todas as partes, concentramos nossos esforços, ainda que localizados no tempo e no espaço, na proposição de processos sociais, culturais e religiosos transformadores. De todos os conteúdos e projetos gerados, das diferentes e profundas provocações nascidas dos debates, do olhar mais atento sobre e com as juventudes e dos saberes constituídos pelos grupos de estudos e pesquisa, um aspecto merece destaque em 2015: estamos aprendendo e nos encorajando a “tomar posição”, ou seja, aos poucos deixamos mais claro nosso conjunto de crenças, ora mais teóricas, ora mais práticas. E isso faz com cada projeto desenvolvido, cada conteúdo produzido e cada grupo constituído adquira  algo fundamental: “intencionalidade”. E isso, vocês poderão conferir nas páginas desse relatório.

 

Conteúdo |Fabiano Incerti e Jean Michel Silva

Projeto gráfi„co e diagramação | Nina Zambiassi

Revisão | Juliana Satie Oshima

Analista de Projetos | Cassio Henrique Sniecikoski

Download

Imagem_Capa

Caderno Ciência e Fé | Descobrindo o Ir. Francisco Rivat. Vida, espiritualidade e governo.

Irmão Francisco Rivat é discípulo das primeiras horas, dos tempos de La Valla. Tinha não mais que 11 anos quando aceitou a proposta de Champagnat para formar parte de seu incipiente projeto do Instituto. Cresceu ao lado do fundador, acompanhando de perto seus passos, e se tornou seu primeiro sucessor, levando a Congregação a uma impressionante expansão. Após renunciar ao cargo de Superior Geral, passou os últimos anos em L’Hermitage, que considerava o relicário de Champagnat. Mais tarde, seu processo de beatificação foi encaminhado e a Igreja reconheceu-lhe a heroicidade das virtudes. Nesse sentido, esta publicação cumpre em parte o objetivo de tornar o Irmão Francisco Rivat mais conhecido na riqueza de sua história e na profundidade de seus escritos.

 

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR e Grupo Marista

Editora: Universitária Champagnat

Download

capa_ciencia_fe_café_CAPA-site

Caderno de Entrevistas Redução da Maioridade Penal | Observatório das Juventudes PUCPR

Com este Caderno, que conta com uma série de entrevistas e depoimentos de pensadores, artistas e dos próprios jovens de dentro e de fora da PUCPR, o Observatório das Juventudes pretende dar sentido à sua posição, trazendo à luz uma série argumentos e reflexões que, em geral, por motivos diversos, não ganham a devida atenção nas manchetes diárias dos grandes veículos de comunicação nacional.

Ao mesmo tempo, com respeito às opiniões pessoais, estas páginas esperam gerar em diferentes espaços da Universidade — na sala de aula, no intervalo dos professores, nas praças de alimentação etc. — o urgente debate sobre a responsabilidade que todos, com maior ou menor intensidade, têm no desenvolvimento pleno de cada adolescente e jovem.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR | Observatório das Juventudes da PUCPR

Editora: Universitária Champagnat

 

Download


capa_ciencia_fe_café_CAPA-site

Caderno Café Filosófico | A Reinvenção da Virtude

Este precioso volume do Caderno Ciência e Fé é o resultado dos debates do Café Filosófico. Os dois primeiros textos são “preparatórios” e assinados pelos curadores do projeto: Fabiano Incerti e Jelson Oliveira. O primeiro é um breve ensaio sobre a criativa relação entre café e filosofia. O segundo, por sua vez, é um cuidadoso trabalho sobre a relevância do tema discutido no ano, seus desdobramentos e suas perspectivas. Seguem-se, então, as conferências e os debates realizados pelos convidados. O que dizer sobre eles? São textos potentes filosoficamente; grandiosos, como seus autores, na inquietação sobre nosso presente e nosso futuro. No dia 13 de março, o projeto recebeu a educadora Viviane Mosé, que levou os presentes a refletirem sobre A felicidade na sociedade da informação e do conhecimento. O dia 22 de maio foi dedicado ao jornalista EugênioBucci, com A intolerância ou a tragédia do não diálogo.  E no dia 18 de setembro, o filósofo Renato Janine Ribeiro debateu sobre o tema Democracia versus República: inclusão e desejo nas lutas sociais.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

 


Relatório

Relatório Anual de Atividades 2014

Em 2014, – já passados dois anos da retomada das atividades – o Instituto Ciência e Fé (ICF) teve como objetivo principal consolidar seu espaço e seu papel dentro da PUCPR, ao mesmo tempo em que buscou tornar-se conhecido para o público externo ao universo acadêmico. Três princípios pautaram transversalmente seus projetos: 1) A aprendizagem do diálogo. É impossível promover um encontro transparente e profundo entre pessoas e saberes, sem o aprimoramento dos procedimentos de comunicação e a ampliação significativa dos lugares reais de acolhida. Aos poucos, percebe-se que é possível confrontar ideias, tendo em conta o respeito às diferentes formas de pensar e agir. Gera-se, nesse sentido, um verdadeiro “Átrio dos Gentios”. 2) A produção qualificada de conteúdos. Um dos papéis centrais do ICF é o de contribuir para que a PUCPR, como Universidade Católica e Marista, gere conteúdos relevantes acerca de sua Identidade e possa, diante dos desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época, diagnosticar e responder, sempre com maior qualidade, a estas demandas urgentes. 3) Sintonizada à Nova Evangelização. O processo dinamizador e diversificado dos projetos do ICF colaboram para que o necessário diálogo entre ciência, cultura e fé seja realizado com entusiasmo e responsabilidade, com especial atenção às características da contemporaneidade e sem perder de vista a “Alegria do Evangelho”.

 

Direção de Arte: Bruno Martins

Conteúdo: Fabiano Incerti, Jean Michel Silva

Download


publicacoes_livreto_vermelho

Caderno Entrevistas

Os jovens são e sempre serão um tema emergente. Por refletirem o espírito de uma época, eles constituem, por um lado, a fatia geracional mais influenciada pelos vários modelos culturais e sociais que os cercam e, por outro, tornam–se o grupo mais ativo na ressignificação de conceitos e na criação de diferentes formas de existência. Diante disso, algo parece evidente: os jovens são os catalisadores das grandes transformações históricas.

Apresenta-se, assim, o constante desafio de abrir com e sobre eles um diálogo transparente e criativo, a fim de compreender sua condição na atualidade.

Nesse espírito, sentimo-nos motivados a trazer para o debate grandes especialistas na área. E o resultado dessas intervenções — ora provocativas ora inspiradoras — está registrado nestas páginas, na forma de entrevistas que mantêm, sem perder em profundidade, a fluidez e a rapidez de opinião próprias à geração que nos propomos a investigar.

 

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download


publicacoes_livreto_roxo

A coragem da verdade: O presente e o futuro do pontificado de Francisco

Nada mais atual e oportuno que debater o pontificado de Francisco. Em menos de um ano como bispo de Roma, o primeiro papa lati no-americano da história tem dado sinais visíveis de mudanças no interior da Igreja. Seu modo de pensar e de agir e sua forma de compreender-se como o sucessor de Pedro, têm surpreendido católicos e não católicos.  De hábitos simples, identi fi cado com a opção pelos pobres e com forte impulso modernizante no que se refere à prática e à vida pastoral e litúrgica, Jorge Mario Bergoglio parece decidido a cumprir, em sua plataforma de governo, um dos principais objeti vos do Concílio Vati cano II: o aggiornamento, isto é, a adaptação da Igreja à contemporaneidade.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

publicacoes_livreto_azul

Mínimo do mínimo para anunciar uma boa-nova à juventude

“O mínimo do mínimo” sobre qualquer coisa exige ir ao fundo do tacho. Essa é uma das frases que Hilário Dick utiliza para explicar seu exercício de cozinhar este doce de livreto… Fiquei pensando nas aventuras de um cozinheiro fazendo seu melhor doce, aquele do qual só ele sabe o segredo: o ponto certo para servir àqueles convidados para experimentar e saborear o oculto que vem do fundo, do íntimo, da essência…

Penso que esse é um dos doces, pois temos outros amigos e amigas cozinheiros, assim como o Hilário, que também fizeram e farão seus doces para celebrar a vida da Pastoral da Juventude. A Pastoral vive seus 40 anos no Brasil, país da diversidade, dos sabores e das culturas diferentes. Nesse doce, constam ingredientes especiais: memória, caminho, opções, pedagogia, estrutura, pessoas e vida, e as muitas doações que não se enxerga…

Interessante como resgatar a memória é ingrediente essencial para pensar o horizonte, para estabelecer os caminhos e as metodologias. Vamos aprendendo que, do caminho feito, temos muito a saborear: anos de descobertas das geografias do continente lati no-americano, desse nosso país e dessas nossas culturas que especificavam e especificam o trabalho da evangelização juvenil. São sabores diversos que fazem o mesmo doce.

Trecho de prefácio escrito por Raquel Silva, assessora da Pastoral da Juventude.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

publicacoes_livreto_verde

Tau da Travessia – A Teopoética de Milton Nascimento

Esta segunda edição dos Diálogos Contemporâneos tem a responsabilidade de discuti r a fé e a espiritualidade nas músicas de Milton Nascimento. A simplicidade é uma marca da criação artística e do jeito de ser desse gênio “mineiro” e brasileiro, e suas canções tocam profundamente a alma daqueles que estão sensíveis ao inesperado. Suas letras e melodias nos convidam a fazer travessias: falam do amor em todas as dimensões e nos lembram que uma vida, para ter sentido, precisa de buscas, de sonhos, de solidões e de fé. Bituca, como os amigos o chamam carinhosamente, desfaz com sua arte a tênue linha que separa (ou aproxima) a imanência da  transcendência, e nos ensina que somos mais felizes quando sentimos, em nossa existência, a beleza e a angústi a do mistério que nos envolve. Aos poucos, vamos compreendendo as  doces palavras de Elis Regina quando diz que, “se Deus cantasse,seria com a voz do Milton”.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

publicacoes_livreto_amarelo

O Legado de Bento XVI para a Igreja e para o Mundo

Com uma clara inspiração no projeto Átrio dos Gentios, do Pontifício Conselho para a Cultura, o objetivo dos Diálogos Contemporâneos se efetiva na criação de pontes entre diferentes visões de mundo. Inserido no universo acadêmico, e a parti r de uma conversa verdadeira sobre assuntos que tangem à existência humana e sua relação com o transcendente, espera-se traçar percursos comuns, nos quais a escuta qualificada e a interlocução transparente se transformem em fontes originárias para as buscas de sentido e para, quem sabe, como nos inspira o Cardeal Ravasi, um aventurar-se pelas altas veredas do mistério — que, paraaqueles que acreditam, traduz-se na experiência de Deus, e para outras pessoas, num encontro com o Desconhecido.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download