Publicações

Você pode ter acesso a muito do que é gerado através dos projetos do ICF PUCPR. Neste espaço, é possível fazer o download de revistas, artigos e livros.


AF_Capa_livreto_ensinosuperior

Boletim | De olho nas Juventudes, nº 3

Vol. 3 – Fevereiro de 2018

A 3ª edição do boletim “De olho nas Juventudes” traz a relação “Juventude e Trabalho” como tema. Nas últimas décadas, o trabalho tem significado um problema social quando nos referimos aos jovens. A dificuldade de conseguir o primeiro emprego, a falta de experiência e quase sempre de oportunidade, a ausência de qualificação, a necessidade de conjugar trabalho e estudo, as crises econômicas, a automação, a informalidade, etc., são alguns dos fatores críticos que tornam esse grupo social mais vulnerável a um mercado exigente, volátil e quase sempre desigual.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

Prouni_capa_

Olhares sobre o PROUNI na PUCPR

Desde 2010, a Rede Marista de Solidariedade estabelece o Ciclo Advocacy como modalidade de atuação no eixo de defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. A metodologia, embasada em referenciais teóricos e boas práticas, estabelece passos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de ações que buscam a garantia de direitos. Esta publicação faz parte do Ciclo Advocacy: Acesso e Permanência de estudantes bolsistas no Ensino Superior. O livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas por um grupo de professores da PUCPR com seus estudantes de iniciação científica. A publicação também conta com relatos de vivências de estudantes e ex-estudantes bolsistas na PUCPR. Este projeto foi organizado e coordenado pelo Observatório das Juventudes, parte integrante da área identitária da PUCPR, juntamente com o Instituto Ciência e Fé.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

capa dossiê

Dossiê Átrio dos Gentios

O Átrio dos Gentios 2016 foi marcado por uma programação que favoreceu o diálogo entre intelectuais, artistas, acadêmicos e outros públicos dispostos a discutir sobre a existência humana e suas relações com o transcendente. Diante do compromisso de continuar as discussões iniciadas em abril de 2016, o Instituto Ciência e Fé oferece esta publicação para que possamos aprofundar tão relevante tema.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR

Download

boletim 2

Boletim | De olho nas Juventudes, nº 2

Vol. 2 – Agosto de 2017

Dando sequência à série “De olho nas Juventudes”, esta segunda edição, traz o Ensino Superior no Brasil como tema. O boletim apresenta um panorama do Ensino Superior no Brasil e traz dados que revelam o perfil do estudante universitário, os cursos que buscam, aos quais têm acesso, informações sobre evasão, trabalho, e questões de gênero, raciais, econômicos e dados locais. O material, destinado à docentes e lideranças universitárias, busca também refletir o papel da Universidade no enfrentamento à esse problema social.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

Capa

Relatório Anual de Atividades 2016

Entre as muitas conquistas de 2016, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR (ICF) ampliou sua internacionalidade, em especial com dois projetos, o Átrio dos Gentios e o Mistério e o Som do Universo: um debate sobre as ondas gravitacionais. Com as experiências já existentes, como o Café Filosófico, os Diálogos Contemporâneos, as Publicações, entre outros, aos poucos vamos aprendendo a construir relações sólidas, que ampliam e aprofundam o debate em torno de novas ideias e de diferentes formas de compreender a realidade. Com isso, o ICF avança um pouco mais num de seus principais objetivos, que é o de garantir um portfólio consistente e qualificado de projetos, transformando-se numa referência interna e externa no debate entre ciência, cultura e fé. Muito ainda precisa ser realizado, mas a certeza de fazer processo com responsabilidade, ciente das potencialidades e das fragilidades, serve de ânimo para o caminho que ainda precisa ser trilhado e do qual, diga-se de passagem, temos muitos e muitos quilômetros a percorrer!

Conteúdo | Fabiano Incerti e Rodrigo de Andrade

Projeto gráfico e diagramação | Nina Zambiassi

Revisão | Juliana Satie Oshima

Analista de Projetos | Andreia Bogo Betiati

Download

Capa Ir Francisco

Mística, sabedoria e autoridade no século XIX: estudos sobre o Irmão Francisco, primeiro superior geral dos Irmãos Maristas.

Irmão Francisco é discípulo das primeiras horas, dos tempos de La Valla. Tinha não mais que 11 anos quando aceitou a proposta de Champagnat para formar parte de seu incipiente projeto de Instituto. Cresce ao lado do Fundador e se torna seu primeiro sucessor. Mais tarde, é beatificado e a Igreja reconhece a heroicidade das virtudes. Apesar disso, há carência de pesquisas que ajudem a entender melhor o Irmão Francisco, tanto em relação a seu tempo, bem como em relação à história Marista. Pouco se estudou, por exemplo, sobre seus Cadernos e Cartas, tampouco há análises aprofundadas sobre sua biografia e personalidade. Mesmo o fato de pertencer à galeria dos “santos maristas” não torna seus escritos e sua vida uma fonte para a espiritualidade marista. Esta publicação cumpre, em parte, o objetivo de tornar o Irmão Francisco mais conhecido na riqueza de sua história e na profundidade de seus escritos e de seu modo de vida.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR e Memorial Marista
Editora: PUCPRESS

Indisponível para download


Capa Zezinho

Caderno Ciência e Fé | Anunciar Jesus em tempos difíceis

Vol 5. N. 1 – 2017

Nos últimos anos, o Pe. Zezinho estreitou seus laços com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2015,
suas letras e canções foram debatidas no projeto Diálogos Contemporâneos do Instituto Ciência e Fé. Em março de 2016, recebeu da PUCPR o título de Doutor Honoris Causa. Nas páginas que se seguem, os dois primeiros textos comentam a trajetória e a importância do Pe. Zezinho para a Igreja, para a sociedade e, por que não dizer, para a música brasileira. O último texto trata-se da conferência que ele pronunciou em sua Aula Magna no teatro TUCA.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: PUCPRESS

Download

 


Obs Juv

Boletim | De olho nas Juventudes

Vol 1. N. 1 – Março de 2017

A série “De olho nas Juventudes” pretende oferecer uma ferramenta de análise dos dados estatísticos mais significativos que são veiculados sobre os jovens em pesquisas oficiais e não oficiais. Nesse primeiro número abordaremos o tema da “Mortalidade Juvenil no Brasil”. Esperamos que com esse material possamos colaborar com as discussões e reflexões sobre a realidade juvenil brasileira.

Publicação: Observatório das Juventudes | Instituto Ciência e Fé

Download

 


tam 3

Caderno Café Filosófico | As Políticas do Perdão

O novo Caderno Ciência e Fé traz os registros do Café Filosófico 2015, com reflexões sobre As Políticas do Perdão. Na mesma medida que proliferam os pedidos de perdão e as cenas de arrependimento, em especial com a implantação, em diversas partes do mundo, das Comissões de Justiça e Paz, vemos aumentar os crimes de guerra, os terrorismos, os fascismos e as violências cotidianas, extremas e, por vezes, banais.

Diante disso, podemos perguntar: o que significa perdoar? Quais são os limites jurídicos, religiosos ou filosóficos do perdão? É possível perdoar o “imperdoável”? Para tentar responder a estas questões e, sem dúvida, abrir para outras, temos reunidas aqui as palavras de Peter Pál Pelbart, em As Imagens do Intolerável, de Oswaldo Giacoia Jr., em O Perdão sob o Ponto de Vista das Filosofias das “Vontades de poder”, e de Jeanne Marie Gagnebin, em Esquecimento, Anistia e Perdão.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat

Download

Átrio dos Gentios pdf

Átrio dos Gentios | Educar à pessoa, à caridade, à verdade

Estas páginas guardam uma mensagem atual e urgente para o mundo da educação e para a sociedade em geral. Trata-se do discurso proferido aos professores da PUCPR pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa. Como ele mesmo cita ao final do texto, fazendo referência a Gandhi, “O homem destrói-se com a política sem princípios; o homem destrói-se com a riqueza sem fadiga e sem cansaço; o homem destrói-se com a inteligência sem a sabedoria; o homem destrói-se com os negócios sem a moral; o homem destrói-se com a ciência sem humanidade; o homem destrói-se com a religião sem a fé (como o fundamentalismo ensina); o homem destrói-se com um amor sem o sacrifício e a doação de si”.

 

Lectio Magistralis de S.E. Cardeal Gianfranco Ravasi

Por ocasião do doutoramento honoris causa

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 12 de abril de 2016

Download