Observatório das Juventudes PUCPR

Logo_Observatorio_Pucpr_Juventudes

O Observatório das Juventudes da PUCPR é um dispositivo de pesquisa e extensão vinculado à Diretoria de Identidade Institucional e ao Instituto Ciência e Fé da PUCPR. Foi criado em 2013 com o objetivo de desenvolver projetos e programas de investigação, levantamento, disseminação de informações e incidência sobre a realidade da juventude na área de abrangência do Grupo Marista, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba.

Em 2018, o Observatório das Juventudes PUCPR inaugura uma nova metodologia de trabalho, baseada em três eixos: pesquisa, incidência pública e vivência universitária.

A pesquisa se caracteriza como eixo transversal e permanente na atuação do Observatório das Juventudes e tem por objetivo aprimorar, produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos em torno das temáticas orientadoras dos eixos estruturantes – incidência política e vivência universitária – e atender demandas investigatórias no campo das juventudes. Integram este eixo:

.

Boletim De Olho nas Juventudes

Publicação periódica voltada a educadores e que sintetiza dados sobre temáticas relacionadas à realidade juvenil.

Saiba mais

.

PIBIC

Projeto em parceria com a Diretoria de Pesquisa e Observatório de Educação para a Solidariedade. Disponibiliza 12 bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de pesquisas em temas específicos.

.

Pesquisas, estudos e análises

Utilização de métodos científicos para a apuração e tratamento de dados e estudos de caso.

.

Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

Parceria e apoio à Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, que congrega diferentes instituições de pesquisa e formação na área de juventudes. A Rede é responsável pela realização da Especialização em Juventude no mundo contemporâneo e do Simpósio Nacional Aproximações com o mundo juvenil.

.

Rede Internacional Marista de Observatórios de Juventude

Coordenação dos trabalhos de constituição e implementação da Rede Internacional Marista de Observatórios das Juventudes, que congrega observatórios e estruturas de pesquisa do Instituto Marista que tenham enfoque juvenil.

.

Comitê de pesquisadores das juventudes

Grupo que reúne professores e estudantes da PUCPR que desenvolvem pesquisas relacionadas à população jovem.

A incidência pública se caracteriza como um eixo estruturante da atuação do Observatório das Juventudes. Tem por objetivo monitorar políticas públicas de juventude, subsidiar reflexões em torno desta temática e participar do debate público sobre os problemas e situações relacionados à população jovem.  Algumas ações deste eixo são:

.

Ciclo de Advocacy PROUNI

Avaliação de indicadores e elaboração de ações relacionadas ao acesso e a permanência de jovens bolsistas no Ensino Superior da PUCPR.

.

Fórum Marista de Incidência

Participação no Fórum Marista de Incidência, responsável pelo apoio, monitoramento e avaliação das ações de incidência política do Grupo Marista na defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

.

Fórum Paranaense das Juventudes

Participação no Fórum Paranaense das Juventudes, formado por movimentos sociais, coletivos, grupos e instituições que atuam na defesa dos direitos da juventude.

.

Laboratório de monitoramento de políticas públicas de juventude

Projeto de educação para o advocacy e de monitoramento das políticas municipais, estaduais e nacionais destinadas à população jovem.

.

Scholas Occurrentes

Parceria com a fundação pontifícia Scholas Occurrentes, voltada à promoção da cultura do encontro por meio da educação, do esporte e das artes.

Saiba mais

Outro eixo estruturante da ação do Observatório diz respeito à Vivência Universitária. Tem por objetivo promover a cultura da participação entre o corpo discente e favorecer experiências de integração e pertença ao espaço-tempo da Universidade. Integram este eixo:

.

Clubes Universitários

Grupos de afinidade propostos e administrados por estudantes. Se constituem como espaços temáticos que promovem o encontro, a convivência, a integração, a partilha de conhecimento e a reflexão.

Saiba mais

.

Bate papo em dia

Encontros no estilo roda de conversa sobre assuntos atuais e de grande repercussão.

.

Música no câmpus

Espaço aberto para bandas e músicos universitários que queiram mostrar seu talento.

.

Formação discente e docente

Elaboração de materiais formativos e desenvolvimento de atividades de formação voltadas a estudantes e educadores sobre temas relacionados à realidade das juventudes.

.

Eventos

Organização de seminários, palestras, simpósios, workshops e atividades lúdicas destinadas à reflexão, formação, troca de experiências e convivência, a partir de temáticas juvenis.

.

Campanhas

Campanhas de divulgação e sensibilização em torno de assuntos que impactam a realidade juvenil.

Observatório das Juventudes PUCPR

Especialista responsável: Rodrigo de Andrade

observatoriodasjuventudes@pucpr.br

facebook-icone-icon instagram

(41)3271-1546

Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba-PR