História

  1. 2017

    1. abril / Ciclo de Conferências | com Michel Maffesoli

      O sociólogo francês, Michel Maffesoli, inaugurou o Ciclo de Conferências 2017 abordando Uma Ética para os novos tempos.

    2. Abril / Bate papo teológico

      O primeiro dos três bate papos teológicos sobre o Sudário contou com a assessoria do Ms. João Luís F. Gonçalves que abordou a paixão de Jesus segundo os relatos dos Evangelhos.

    3. Abril / Café Filosófico com Renato Janine Ribeiro

      Somos todos corruptos? Esta foi a pergunta-tema que orientou a 1ª edição do Café Filosófico no campus Londrina, que contou com a presença do prof. Dr. Renato Janine Ribeiro.

    4. Abril / Abertura da exposição 'Quem é o homem do sudário?'

      Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e grão-chanceler da PUCPR, realizou a abertura da exposição internacional ‘Quem é o homem do sudário?’.

    5. março / Diálogos Contemporâneos | O Santo Sudário: uma provocação à inteligência

      Enrico Simonato, secretário do Centro Internazionale di Sindonologia, e o pe. Antonio Luiz Catelan, membro da Comissão Teológica Internacional, refletiram na presença de mais de 550 pessoas sobre os principais mistérios científicos e teológicos que envolvem o Sudário de Turim.

    6. março / Lançamento da obra 'Os dois livros de Deus'

      Os autores, Marcio Campos e Luan Galani, estiveram na FTD Educação Digital Arena para lançar a obra ‘Bíblia e Natureza: Os Dois Livros de Deus’. O evento promovido pelo Instituto Ciência e Fé contou com a participação de professores, estudantes e pessoas da comunidade em geral.

    7. Março / Lançamento do Boletim "De olho nas juventudes"

      A série “De olho nas Juventudes”, do Observatório de Juventudes, pretende oferecer uma ferramenta de análise dos dados estatísticos mais significativos que são veiculados sobre os jovens em pesquisas oficiais e não oficiais.

  2. 2016

    1. NOVEMBRO / 1º ENCONTRO INTERAMERICANO DE FORMAÇÃO MARISTA

      O Observatório das Juventudes do Instituto Ciência e Fé da PUCPR realizou um debate sobre a realidade juvenil contemporânea no Encontro de Formadores Maristas da América.

    2. NOVEMBRO / O MISTÉRIO E O SOM DO UNIVERSO: UM DEBATE SOBRE AS ONDAS GRAVITACIONAIS | ODYLIO AGUIAR

      No último encontro do projeto, a palestra foi do astrofísico Odylio Denys Aguiar. Odylio é o chefe da equipe brasileira que trabalha junto à colaboração LIGO que registrou pela primeira vez a ocorrência das ondas gravitacionais.

    3. NOVEMBRO / O MISTÉRIO E O SOM DO UNIVERSO: UM DEBATE SOBRE AS ONDAS GRAVITACIONAIS | ANGELA POSADA

      Dando continuidade ao projeto, recebemos para o terceiro encontro a jornalista científica colombiana Angela Posada. Angela viaja o mundo todo em busca de notícias que registrem as descobertas e acontecimentos da ciência.

    4. OUTUBRO / O MISTÉRIO E O SOM DO UNIVERSO: UM DEBATE SOBRE AS ONDAS GRAVITACIONAIS | DUÍLIA DE MELLO

      O segundo encontro da série trouxe ao Brasil a astrofísica Duília de Mello, que, além de vice-reitora da PUC Washington (EUA), é pesquisadora ligada à NASA e outros órgãos de influência no mundo científico.

    5. OUTUBRO / O MISTÉRIO E O SOM DO UNIVERSO: UM DEBATE SOBRE AS ONDAS GRAVITACIONAIS | CÉSAR AUGUSTO COSTA

      O Instituto Ciência e Fé preparou para os meses de outubro e novembro uma série de encontros para debater a recente descoberta da ciência: as ondas gravitacionais.

      No primeiro encontro recebemos o astrofísico César Augusto Costa. César é um dos membros da equipe brasileira que participou do registro dessas ondas.

      Com a FTD Educação Digital Arena lotada, iniciou-se o processo de entendimento do complexo e importante assunto.

    6. OUTUBRO / PROPOSTAS | CLUBES PUCPR

      Durante o mês de outubro, esteve aberto espaço para que os alunos enviassem propostas para o novo projeto do Observatório das Juventudes em conjunto com o Instituto Ciência e Fé, os Clubes da PUCPR.

      Trata-se de proporcionar aos alunos a possibilidade de convivência saudável e integrada, além de espaço de aprendizado e crescimento. Os Clubes visam juntar alunos de áreas e cursos diferentes em reuniões por aproximação de gostos e interesses.

      Com as mais diversas possibilidades de tema, o projeto prevê que tais grupos comecem a se encontrar a partir do primeiro semestre de 2017.

    7. SETEMBRO / PESQUISA | ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS NO ENSINO SUPERIOR

      O Observatório das Juventudes, em conjunto com o Instituto Ciência e Fé, lançou no dia 14/09 uma pesquisa para conhecer melhor o perfil do estudante bolsista da PUCPR.

      Buscando estratégias que aprimorem o acesso e a permanência no ensino superior, o questionário foi minuciosamente elaborado, sempre respeitando a pluralidade dos estudantes.

      Os resultados e suas análises serão publicados no começo de 2017, junto com levantamento de ações para aperfeiçoar a vivência universitária desses jovens.

    8. AGOSTO / BATE-PAPO | ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS NO ENSINO SUPERIOR | NILMA LINO GOMES

      Dando continuidade ao bate-papo sobre oportunidades e desigualdades no acesso dos jovens brasileiros à educação superior, o Observatório das Juventudes recebeu no dia 30 de agosto a Professora Nilma Lino Gomes, que foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014) e Ministra Chefe de Estado do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos (2015-2016).

      A conversa, que aconteceu no auditório Tristão de Ataíde – térreo do bloco amarelo, recebeu mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e gestores da área educacional. Na pauta, entraram questões como a estrutura necessária para permanência desses jovens na universidade e a necessidade de mobilização dos próprios estudantes em prol do corpo discente.

    9. AGOSTO / CAFÉ FILOSÓFICO | A MORTE COMO INSTANTE DE VIDA | SCARLETT MARTON

      Para fechar o do Café Filosófico 2016, o Instituto Ciência e Fé recebeu a filósofa Scarlett Marton. A edição desse ano tinha como tema Morrer no Ocidente, e a professora nos trouxe reflexões sobre A Morte Como Instante de Vida. O encontro é promovido pelo ICF, em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia e FTD Digital Arena.

    10. JUNHO / BATE-PAPO | ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS NO ENSINO SUPERIOR

      Em 21 de junho, o coordenador da área de Educação e Diretoria de Estudos de Políticas Sociais do IPEA, Prof. Dr. Paulo Roberto Corbucci, a convite do Observatórios das Juventudes, encaminhou um bate-papo sobre desigualdades no acesso aos jovens brasileiros à educação superior. Com a presença de alunos, professores e gestores da área educacional, foram debatidas situações como a inclusão e a participação de bolsistas PROUNI dentro da Universidade. O encontrou aconteceu no prédio da Escola de Negócios da PUCPR.

    11. JUNHO / II SEMINÁRIO SOBRE AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

      O Observatório das Juventudes participou do II Seminário Sobre as Medidas Socioeducativas, sobre o tema Justiça Restaurativa e Direitos Humanos: Desafios e possibilidades da aplicação da Justiça restaurativa pelas equipes multidisciplinares. Na oportunidade, o Prof. Dr. Saulo Geber ministrou a palestra O Trabalho com Jovens em Equipes Multidisciplinares, contribuindo com a discussão. O seminário aconteceu em 10 de junho, no Park Shopping Colombo.

    12. JUNHO / CAFÉ FILOSÓFICO | MORRER NO OCIDENTE: É POSSÍVEL TER EXPERIÊNCIA DA PRÓPRIA MORTE | VLADIMIR SAFATLE

      A edição 2016 do Café Filosófico recebeu em sua segunda noite o filósofo Vladimir Safatle, no FTD Educação Digital Arena. A promoção do evento é de responsabilidade do Instituto Ciência e Fé, em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia e FTD Digital Arena.

    13. JUNHO / PARTICIPAÇÃO JUVENIL, INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E VOLUNTARIADO

      No dia 04 de junho, o Observatório das Juventudes promoveu um encontro entre representantes de grupos juvenis para um debate sobre participação e intervenção comunitária do jovem. Esse encontro aconteceu na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

    14. MAIO / PUCPR CONTRÁRIA À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

      No dia 25 de maio, representantes do Observatório das Juventudes e da Rede Marista de Solidariedade (RMS) se reuniram com o Senador Álvaro Dias para apresentar o posicionamento da Instituição, bem como às Propostas de Emenda à Constituição 115/2015. Foram entregues também materiais de campanha, pareceres e o Caderno Redução da Maioridade Penal: Por que somos contra.

    15. MAIO / CONFERÊNCIAS DA COMISSÃO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO PROUNI – CONAP

      Representando o Instituto Ciência e Fé, o Prof. Dr. Saulo Geber esteve em São Paulo nos 24 e 25 de maio participando de conferências para discussão e sugestões de melhorias do sistema PROUNI. As reuniões aconteceram no auditório Ruy Barbosa do campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

    16. Maio / CAFÉ FILOSÓFICO | MORRER NO OCIDENTE: A MORTE COMO ACONTECIMENTO ESTÉTICO | LEANDRO KARNAL

      Doutor em História Social pela USP, o pensador Leandro Karnal abriu a edição de 2016 do Café Filosófico no dia 23 de maio, no 2º andar da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.  O evento foi promovido pelo Instituto Ciência e Fé, em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia e o FTD Digital Arena.

    17. Abril / Átrio dos Gentios

      Nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR, em parceria com o Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Arquidiocese de Curitiba, realizou o Átrio dos Gentios.

      Com o tema Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronterias, o Átrio dos Gentios transformou-se em um momento ímpar de encontro e de debate entre crentes e não-crentes. Parafraseando o Astrofísico Marcelo Gleiser, em artigo publicado na Folha de São Paulo de 24 de abril, foram momentos “memoráveis e inspiradores”.

    18. Fevereiro / Lançamento do Átrio dos Gentios

      O Instituto Ciência e Fé, da PUCPR, juntamente com a Arquidiocese de Curitiba e a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), realizam o Átrio dos Gentios, encontro promovido pelo Vaticano que visa debater o diálogo entre a ciência, a cultura e a fé. O encontro acontece em abril, na PUCPR.

      Para marcar o lançamento do evento, o Instituto Ciência e Fé promoveu um encontro na FTD Digital Arena, que reuniu Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba e Grão Chanceler da PUCPR, Professor Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, Ir. Rogerio Mateucci, vice-presidente do Grupo Marista e Diretor de Identidade e Missão da PUCPR, e Fabiano Incerti, Diretor do Instituto Ciência e Fé.

    19. Fevereiro / Lançamento do Relatório Anual de Atividades 2015

      De todos os conteúdos e projetos gerados, das diferentes e profundas provocações nascidas dos debates, do olhar mais atento sobre e com as juventudes e dos saberes constituídos pelos grupos de estudos e pesquisa, um aspecto merece destaque em 2015: estamos aprendendo e nos encorajando a “tomar posição”, ou seja, aos poucos deixamos mais claro nosso conjunto de crenças, ora mais teóricas, ora mais práticas. E isso faz com cada projeto desenvolvido, cada conteúdo produzido e cada grupo constituído adquira  algo fundamental: “intencionalidade”.

      Para conferir, clique aqui.

    20. Janeiro / Lançamento do portal do Observatório das Juventudes das PUCPR

      O novo portal tem como objetivo ser um espaço que coadune informações relevantes, e sirva para engajar os interessados na temática. A intenção do site é despertar nos jovens o interesse em pesquisar e atuar dentro de uma área tão importante que é a proteção, defesa e garantia de direitos de adolescentes e jovens.

      Acesse em: http://observatoriodasjuvenutdes.pucpr.br

    21. Janeiro / Publicação do Caderno Ciência e Fé | Descobrindo o Ir. Francisco Rivat. Vida, espiritualidade e governo

      Irmão Francisco Rivat é discípulo das primeiras horas, dos tempos de La Valla. Tinha não mais que 11 anos quando aceitou a proposta de Champagnat para formar parte de seu incipiente projeto do Instituto. Cresceu ao lado do fundador, acompanhando de perto seus passos, e se tornou seu primeiro sucessor, levando a Congregação a uma impressionante expansão. Após renunciar ao cargo de Superior Geral, passou os últimos anos em L’Hermitage, que considerava o relicário de Champagnat. Mais tarde, seu processo de beatificação foi encaminhado e a Igreja reconheceu-lhe a heroicidade das virtudes. Nesse sentido, esta publicação cumpre em parte o objetivo de tornar o Irmão Francisco Rivat mais conhecido na riqueza de sua história e na profundidade de seus escritos.

       

  3. 2015

    1. Outubro / Café Filosófico | As Políticas do Perdão: Anistia, Esquecimento e Perdão| Jeanne Marie

      A filósofa, professora e pesquisadora da PUC-SP Jeanne Marie foi a convidada da terceira edição do Café Filosófico 2015. Promovido pelo Instituto Ciência e Fé e em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia, o evento aconteceu no dia 08 de outubro no FTD Educação Digital Arena (Câmpus PUCPR).

    2. Outubro / A Transcendência no Pensamento e na Arte Latino-Americana | A Formação do Imaginário Religioso Brasileiro: Letras e Canções do Padre Zezinho

      No dia 14 de outubro aconteceu na PUCPR o evento “A Formação do Imaginário Religioso Brasileiro: Letras e Canções do Padre Zezinho”. O evento teve a participação da banda Cantores de Deus, do Padre Macial Maçaneiro e Anísio José Schwirkowski. Na ocasião, o Padre Zezinho recebeu a ata de aprovação do Conselho Universitário de seu doutorado honoris causa.

    3. Outubro / XXIII Semic - Seminário de Iniciação Científica| Mesa sobre mídia e a redução da maioridade penal

      Durante o SEMIC 2015, o Instituto Ciência e Fé realizou a mesa sobre mídia e a questão da redução da maioridade penal. Compuseram o momento os comunicadores Vivian Lemos (Grupo Marista), Leandro Fortes (Carta Capital)  e Natasha Cruz (Intervozes), com a coordenação do Prof. Dr. Fabiano Incerti

    4. Outubro / XXIII Semic - Seminário de Iniciação Científica| Palco Cultural

      O Instituto Ciência e Fé compôs a Comissão Cultural do Semic 2015. Participação do Andrade Barboza ( Exposição Fotográfica), Naphtalie Saint Fleur Elmeus (cantora haitiana), Celio Jamaica (Poesia Hiphopiana), Manuella Costa Pires ( Acadêmica de Jornalismo/PUCPR documentário Felicidad Cuesta Poco) e a Banda Fonsecas.

    5. Outubro / XXIII Semic - Seminário de Iniciação Científica| Ensaio da Encíclica do Papa Francisco

      Concurso realizado durante o SEMIC 2015, voltado para alunos de graduação e pós-graduação da instituição. Teve como objetivo estimular o conhecimento e a reflexão sobre o conteúdo da “Carta Encíclica LAUDATO SI´ do Santo Padre Francisco Sobre o Cuidado da Casa Comum”.

    6. Outubro / Benção dos Animais de Estimação em comemoração ao dia de São Francisco de Assis

      A PUCPR, com o apoio do Instituto Ciência e Fé, promoveu no dia 02/10 a Bênção dos Animais de Estimação. Das 10 às 15h, os padres da paróquia da Universidade abençoaram os pets no pátio que fica em frente à capela. Os estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária realizaram avaliação clínica e de obesidade, e teste de glicemia.

    7. Outubro / Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa “Igrejas, Casa Comum e Participação Popular: desafios e perspectivas”

      Palestra com com Frei José Fernandes Alves em parceria com o Eixo Humanístico da PUCPR. José Fernandes é frade dominicano, especialista em Direitos Humanos, assessor da Diocese de Goiás, vice coordenador da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, membro da Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil e articulador da Família Dominicana do Cone Sul para o ministério de Justiça e Paz.

    8. Setembro / Curso extensão Espiritualidades Contemporâneas: Identidade e Diálogo em parceria com Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso

      O crescente pluralismo eclesial e religioso na sociedade exige uma análise científica e também a necessidade de uma mística que o compreenda para além do fenômeno. É nesse horizonte de reflexão que se pode capacitar agentes de pastoral e educadores para a promoção do respeito, da convivência e do diálogo. Este curso oferece essa possibilidade, além de proporcionar um privilegiado espaço de interação entre as diferentes espiritualidades do nosso tempo.

    9. Agosto / Conferência Internacional com Daniel Goldman

      Daniel Goldman

      Rabino ordenado pelo Seminário Rabínico Latinoamericano. M. A. Bible and Cognate Studies- Hebrew Union College. Cincinnati OH. Doctor of Hebrew Letters- Jewish Teological Seminary NY .NY. Rabino da Comunidad Bet El Buenos Aires Argentina.

    10. Agosto / II Jornada de Estudos e Workshop do Observatório das Juventudes: Jovens e Horizontes Utópicos Sustentabilidade e os Desafios Contemporâneos

      Aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto a II Jornada de Estudos e Workshop Jovens e Horizontes Utópicos: Sustentabilidade e os Desafios Contemporâneos, promovida pelo Observatório das Juventudes do Instituto Ciência e Fé da PUCPR.

      O evento teve como objetivo de debater elementos fundamentais a respeito da sustentabilidade e seu tripé básico (social-econômico-ambiental) relacionando o papel do jovem para a promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade.

    11. Agosto / Conferência Internacional com Francesca Vietti

      Francesca é assistente de Pesquisa na Universidade Scuola Superiore Sant’Anna em Pisa (Itália). Obteve a pos-graduação em ‘Instituições e Políticas dos Direitos Humanos e da Paz’ pela Universidade de Padova e o ‘European Master’s Degree in Human Rights and Democratization (E.MA) pelo European Interuniversity Center in Human Rights (EIUC). 

    12. Agosto / Concílio Vaticano II | Lançamento do Dicionário do Vaticano II (Paulus/Paulina) e mesa redonda

      Lançamento do Dicionário do Vaticano II (Paulinas/Paulus) e mesa redonda.

      Participação dos professores: Agenor Brighenti, Marcial Maçaneiro, Antônio José de Almeida, Marcio Luiz Fernandes, Elias Wolff e Sergio Junqueira.

    13. Junho / Café Filosófico | As Políticas do Perdão: Lembrar, Esquecer, Perdoar| Oswaldo Giacoia

      O filósofo, professor e pesquisador da Unicamp Oswaldo Giacoia foi o convidado da segunda edição do Café Filosófico 2015.  Promovido pelo Instituto Ciência e Fé e em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia e FTD Digital Arena.

    14. Maio / Lançamento do Caderno Redução da Maioridade Penal: por que somos contra!

      O material traz argumentos sólidos e reflexões de grandes pensadores das áreas da educação, artes, direito, psicologia, como Mario Sergio Cortella, Frei Betto, Cristovam Buarque, professores da PUCPR, além de jovens acadêmicos da Universidade.

    15. Maio / Cultura e Fé: Novos Olhares | Transcendência na arte e no pensamento latino-americano | Jorge Luis Borges e a Transcendência

      O rabino ordenado pelo Seminário Rabínico Latino-americano, Daniel Goldman, foi o convidado do Instituto Ciência Fé para fazer uma análise sobre a vida e a obra de Jorge Luis Borges. O evento aconteceu no dia 19 de maio, às 19h30, no café da FTD Digital Arena (Câmpus Curitiba).

    16. Março / Páscoa PUCPR | Desertos, Narrativas e MIssão

      A páscoa é sempre sinal de esperança. Ela nos leva a recuperar os laços de humanidade e de solidariedade, necessários à nossa experiência em comunidade. É também, e sobretudo, tempo de transcendência; de ressignificação do sofrimento e da cruz e principalmente confirmação da alegria da ressurreição. Nesse sentido, o Instituto Ciência e Fé da PUCPR e parceiros propuseram para professores, alunos, colaboradores e comunidade externa, uma programação de atividades multidisciplinares em preparação à Páscoa, favorecendo o debate, a reflexão e a oração em torno das narrativas de Deus na atualidade.

    17. Março / Páscoa PUCPR | Vigília da Juventude

      Adoração ao santíssimo, da noite de sexta-feira para sábado organizado em parceira com a Pastoral da Universidade.

    18. Março / Páscoa PUCPR I Páscoa judaica e páscoa cristã: encontro de narrativas I Com Pe. Marcial Maçaneiro sjc e Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR

      Com um olhar sobre a Bíblia, outro sobre a História,  evidenciou-se o sentido radical da Páscoa como “passagem” da morte à vida (pêssah),  nas perspectivas judaica e cristã. Feita narrativa, esta experiência se comunica na forma de memorial, com termos e símbolos que traduzem seu sentido à humanidade de hoje: travessia e libertação, caminhada e comunhão, celebradas como Ceia que vincula e abre horizontes de esperança.

    19. Março / Páscoa PUCPR I Audição Comentada com o Maestro Paulo Torres I Participação de Solistas da Orquestra da PUCPR e Coral Champagnat

      De maneira profunda e utilizando-se de recursos didáticos, a Audição Comentada foi uma oportunidade única para conhecer melhor peças musicais clássicas de beleza inestimável para a cultura universal e de fortalecer a espiritualidade, rezando e meditando o Mistério Pascal.

    20. Março / Páscoa PUCPR | Desertos | Momentos de oração e reflexão

      Uma das principais atividades da Páscoa PUCPR é o Deserto: momento de oração e reflexão. Ele se configura como um pequeno “retiro”, no qual o participante tem a oportunidade de desenvolver sua interioridade em preparação para a Páscoa. De forma simples e profunda, ele colabora para que a pessoa dê sentido pleno às suas experiências vitais e viva de maneira autêntica e integral sua relação com Deus e com toda forma de vida no planeta. 

    21. Março / Páscoa PUCPR |Diálogos Contemporâneos | Pilatos e Jesus: uma análise do livro de Giorgio Agamben | Selvino Assmann e João Luis Fedel Gonçalves

      Na programação de Páscoa da PUCPR, o projeto Diálogos Contemporâneos do Instituto Ciência e Fé promoveu o debate: Pilatos e Jesus – uma análise do livro de Giorgio Agamben, com a presença do filósofo, teólogo e um dos tradutores do autor para o português, Selvino José Assmann e do teólogo João Luis Fedel Gonçalves

    22. Março / VIII Ciclo de Conferências Filosofia e Vida Religiosa | Direitos Humanos, Igreja e Sociedade | Prof. Dr. Edélcio Ottaviani

      O Instituto Ciência e Fé da PUCPR e o curso de Filosofia da PUCPR promoveram o VIII Ciclo De Conferências: Filosofia E Vida Religiosa.

      O projeto, que acontece em dois momentos, dia 17/03 e 28/05, é aberto à comunidade educativa da PUCPR e ao público em geral e apresenta especialistas de referência das áreas de investigação do Instituto Ciência e Fé.

    23. Março / Teologia e Cinema | Os mistérios do Mal | O Senhor das Moscas

      O projeto, que acontece em quatro etapas, leva o tema “O Mistério do Mal”. A cada edição um filme é exibido e debatido. Nesta primeira edição o título escolhido será “O Senhor das Moscas” e o comentarista foi Luiz Balsan, da Faculdade Vicentina.

    24. Março / Café Filosófico | As Políticas do Perdão: Imagens do Intolerável | Peter Pál Pelbart

      O filósofo Peter Pál Pelbart  foi  o convidado da primeira edição do Café Filosófico 2015. Neste ano o Café Filosófico abordará o tema “As Políticas do Perdão”. O que significa perdoar? Quais são os limites jurídicos, religiosos ou filosóficos do perdão? É possível perdoar o “imperdoável”? Buscando responder a esses e a outros questionamentos, o convidado debate as perspectivas, os impactos e os dilemas éticos e históricos que cercam este tema tão urgente para a atualidade.

    25. Março / Publicação do Caderno Ciência e Fé | A Reinvenção da Virtude

      O Caderno Ciência e Fé – A Reinvenção da Virtude é  resultado dos debates do Café Filosófico do ano de 2014. Os dois primeiros textos são “preparatórios” e assinados pelos curadores do projeto: Fabiano Incerti e Jelson Oliveira. O primeiro é um breve ensaio sobre a criativa relação entre café e filosofia. O segundo, por sua vez, é um cuidadoso trabalho sobre a relevância do tema discutido no ano, seus desdobramentos e suas perspectivas. Seguem-se, então, as conferências e os debates realizados pelos convidados: a educadora Viviane Mosé, o jornalista EugênioBucci e o filósofo Renato Janine Ribeiro.

    26. Janeiro / Planejamento do novo Observatório das Juventudes PUCPR

      Aconteceu no dia 30 de janeiro a primeira reunião do grupo consultivo para orientar e reestruturar os novos projetos do Observatório das Juventudes da Universidade. Este primeiro encontro de 2015 teve como intuito realizar um balanço das atividades desenvolvidas até o momento, dialogar sobre as melhores práticas nacionais e internacionais relativas a garantia e defesa dos direitos dos jovens e propor novas linhas de atuação para o Observatório.

  4. 2014

    1. Novembro / Lançamento do Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso da PUCPR

      Aconteceu no dia 13 de Novembro, no auditório Dom Manuel da PUCPR, o lançamento do Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso – NEIR. A cerimônia contou com a presença de líderes religiosos do judaísmo, do islamismo, das tradições afro e de algumas religiões asiáticas, além do Prof. Dr. Waldemiro Gremski, reitor da Universidade, que durante a ocasião apontou para a necessidade de se criar um diálogo entre credos e culturas de nosso tempo.

       

    2. Outubro / 2º Cultura e Fé Novos Olhares | Cristãos Comprometidos e o Golpe de 64: fé, resistência e exílio

      Com o tema “Cristãos comprometidos e o Golpe de 64”, o projeto “Cultura e Fé: Novos Olhares” reuniu em Curitiba três grandes nomes que tiveram uma participação significativa na defesa da democracia em tempos de repressão. Estiveram presentes Maria Helena Berlinck, Magno José Vilela e Dom Albano.

    3. Outubro / Conferência Internacional | Ciência e Religião: questões históricas e filosóficas.

      I Conferência e Debate Internacional. Na ocasião, Hilary Marlow, PhD pela Universidade de Cambridge e diretora do Instituto Faraday, e Mário Antônio Saches, pós-doutor em bioética pela Universidade Pontifícia Comillas e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, foram os convidados para um diálogo sobre o tema.

    4. Setembro / Apresentação do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso

      Apresentação do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso durante o XI Congresso de Teologia ocorrido na PUCPR.  O objetivo do Núcleo é o de  promover o diálogo entre os diferentes saberes e experiências religiosas que se manifestam na comunidade acadêmica e na sociedade, em vista do mútuo enriquecimento dos diferentes credos e da convivência social.

    5. Setembro / Palestra e Lançamento do livro do Pe. Alexandre Awi

      O mestre em Teologia, doutorando em Mariologia pela Universidade de Dayton (EUA) e secretário do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude em 2013, Pe. Alexandre Awi realizou palestra e lançamento de seu livro na PUC Londrina e PUC Curitiba.

    6. Setembro / 3º CAFÉ FILOSÓFICO | Justiça e Democracia com Renato Janine Ribeiro

      Realização do 3º Café Filosófico com a presença de Renato Janine Ribeiro. O convidado é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante na Universidade de Columbia em Nova Iorque, entre 2003 e 2004.  O tema  do encontro foi justiça e democracia.

    7. Agosto / 4º Diálogos Contemporâneos | Fé e Espiritualidade nas canções de Renato Teixeira

      Quarta edição do Diálogos Contemporâneos com o tema ” Fé e Espiritualidade nas canções de Renato Teixeira. O evento contou com a presença do cantor e compositor Renato Teixeira e do coordenador do Núcleo de Projetos Culturais da PUCPR, Armando Celia, para um bate-papo sobre Fé e Espiritualidade em sua obra.

    8. Agosto / Início do Laboratório de Estudos sobre a vida e obra do Ir. Francisco Rivat

      Laboratório em parceria com o Setor de Vida Consagrada e Laicato do Grupo Marista. Conta com orientação do Irmão André Lanfrey, da Província Marista de l’Hermitage, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento a respeito da vida e obra do sucessor do Pe. Champagnat como superior Geral.

    9. Agosto / I Workshop do Observatório das Juventudes. Jovens e Horizontes Utópicos: Educação.

      Realização do primeiro Workshop do Observatório das Juventudes com o tema Jovens Horizontes Utópicos: Educação. O projeto promoveu a investigação e a discussão sobre a pluralidade e complexidade da condição juvenil na atualidade, abordando temas relativos aos anseios, sonhos e desejos desta nova geração de jovens brasileiros com a presença de André Gravatá e Otávio Jr. 

    10. Junho / Palestra e lançamento do livro “Michel Foucault: O Corpo Utópico, as heterotopias”

      Palestra e lançamento do livro “Michel Foucault: O Corpo Utópico, as heterotopias” com Salma Tannus Muchail

    11. Maio / 2º Café Filosófico | Intolerância ou a tragédia do não-diálogo com Eugênio Bucci

      Realização do segundo Café Filosófico com o jornalista e doutor em comunicação Eugenio Bucci com o tema A Reinvenção da Virtude: intolerância ou a tragédia do não-diálogo.

    12. Abril / 1º Cultura e Fé Novos Olhares | Jesus, de Lemiski

      Realização do primeiro Cultura e Fé: Novos Olhares com o tema Jesus, de Leminski. Mediação de Paulo Botas e Domingos Pellegrini.

    13. Março / 1º Café Filosófico | A Felicidade na sociedade de informação e conhecimento com Viviane Mosé

      Realização do primeiro Café Filosófico com a filósofa e educadora Viviane Mosé com o tema A Reinvenção da Virtude: a felicidade na sociedade da informação e do conhecimento.

  5. 2013

    1. Outubro / Lançamento do Observatório das Juventudes

    2. Outubro / 1º Jornada de Estudos

      I Jornada de Estudos do Instituto Ciência e Fé da PUCPR com o tema “Jovens em tempos de transformação: novas configurações das culturas jovens no Brasil”

    3. Setembro / 3º Diálogos Contemporâneos | Francisco: uma análise de seu presente e do futuro de sue pontificado

      Terceira edição do Diálogos Contemporâneos Cristianismo, Magno Vilela, e o Pe. Alexandre Awi Mello, secretário pessoal do Papa Francisco, em sua passagem pelo Brasil em julho de 2013.

    4. Junho / 2º Diálogos Contemporâneos | Fé e espiritualidade nas canções de Milton Nascimento

      Segunda edição do Diálogos Contemporâneos: O Tau da travessia: a teopoética de Milton Nascimento com o padre Paulo Botas e o músico Pedro Sol.

       

    5. Abril / 1º Diálogos Contemporâneos | O Legado de Bento XVI para a Igreja e para o Mundo

      Realização da primeira Edição do projeto Diálogos Contemporâneos: O Legado de Bento XVI para a Igreja e para o Mundo, com o teólogo Francisco Catão e o jornalista Marcelo Coelho (foto grande)(deixar parte do texto como link para photobook)

    6. Janeiro / Retomada das Atividades

      Reestruturação do Instituto. Momento de planejamento de novos projetos.

  6. 2012

    1. / Recesso nas atividades

  7. 2011

    1. / Recesso nas atividades

  8. 2010

    1. Novembro / Simpósio “Diálogos sobre Ciência e Fé”

    2. Outubro / Proposta de Implantação do ICF e Constituição de um GT

    3. Primeiro Semestre / Realização da pesquisa ““Em que acreditam nossos professores”

  9. 2009

    1. Segundo Semestre / Realização da pesquisa “Em que acreditam nossos jovens”