• Este event já passou.

Curso de Extensão Núcleo Ecumênico e Inter-religioso | Espiritualidades Contemporâneas: Identidade e Diálogo

19 19UTC setembro 19UTC 2015 @ 08:00 - 31 31UTC outubro 31UTC 2015 @ 12:00

| R$50

O crescente pluralismo eclesial e religioso na sociedade exige uma análise científica e também a necessidade de uma mística que o compreenda para além do fenômeno. É nesse horizonte de reflexão que se pode capacitar agentes de pastoral e educadores para a promoção do respeito, da convivência e do diálogo. Este curso oferece essa possibilidade, além de proporcionar um privilegiado espaço de interação entre as diferentes espiritualidades do nosso tempo.

OBJETIVOS

Propõe a capacitação dos sujeitos para uma leitura esclarecida de diferentes correntes de espiritualidade, habilitando para a prática do diálogo, da convivência e da cooperação ecumênica e inter-religiosa. Além disso, busca identificar os aspectos característicos do pluralismo de igrejas, religiões e espiritualidades na sociedade atual, através de: conferências, trabalhos em grupos, plenários e celebrações. No intuito de capacitar agentes de pastoral para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e professores do ensino religioso em escolas públicas e particulares.

A OFICINA

Inserida neste contexto de crescente pluralismo de igrejas, religiões e espiritualidades, a oficina busca compreender as diferentes formas de relacionar-se  com o sagrado e suas implicações para o cotidiano da existência individual e coletiva. E identificar as interpelações que as correntes de espiritualidade do nosso tempo apresentam para a sociologia, a antropologia, a teologia e afins, em vista de traçar caminhos para uma interação positiva entre as diferentes tradições espirituais.

CONTEÚDO

1 – A mística/espiritualidade como dimensão do ser humano
2 – Itinerários místicos/ espirituais das religiões:
a) A mística das religiões asiáticas
b) A mística das tradições afro
c) A mística do judaísmo e do
cristianismo
d) A mística do islamismo
3 – A mística/espiritualidade do diálogo
4 – Celebração inter-religiosa

A oficina acontecerá sempre nas manhãs de sábado, das 8h às 12h.
19/09  | 26/09 | 03/10 | 10/10 | 17/10 | 24/10 | 31/10

MODERADORES

Elias Wolff – PUCPR
Marcial Maçaneiro – PUCPR
Mário Sanches – PUCPR
Josué Flores – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Dorival Braz Simões -Tradições Afro
Eduardo Luís Cabral -Tradições Asiáticas
Sheike Mohammed Sadeq Maadal Ebrahimi – Tradição Islâmica
Gamal Fouad El- Oumairi –Tradição Islâmica

Sala A-11 , no 1º andar (Bloco Amarelo)

Taxa: R$ 50.00

Faça  sua inscrição abaixo

Nome completo (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Selecione sua origem

Como soube do evento?

Deseja receber declaração de participação?

19 19UTC setembro 19UTC 2015 @ 08:00
Final: