• Este event já passou.

Cultura e Fé: Novos Olhares | Transcendência na arte e no pensamento latino-americano | Jorge Luis Borges e a Transcendência

19 19UTC maio 19UTC 2015 @ 19:30 - 21:30

| Livre

Yo he de quedar en Borges, no en mí (si es que alguien soy), pero me
reconozco menos en sus libros que en muchos otros o que en el
laborioso rasgueo de una guitarra. Hace años yo traté de librarme
de él y pasé de las mitologías del arrabal a los juegos con el tiempo y
con lo infinito, pero esos juegos son de Borges ahora y tendré que
idear otras cosas. Así mi vida es una fuga y todo lo pierdo y todo es
del olvido, o del otro. No sé cuál de los dos escribe esta página.
(Jorge Luis Borges, El hacedor. Buenos Aires: Emecé, 1960)

Dando continuidade à reflexão iniciada no Átrio dos Gentios de Buenos Aires, em novembro de 2014, no seu primeiro encontro desse ano, o projeto Cultura e Fé: novos olhares discutirá o tema Borges e a Transcendência. A intenção é retomar os escritos e a vida de um dos maiores escritores argentinos e internacionais, reconhecendo nele, como diz o Papa Francisco, “a base propícia para suscitar um fecundo diálogo cultural e o necessário intercâmbio de ideias que ajudem a entender mais profundamente o homem em suas relações interpessoais e sua abertura ao transcendente”. Mesmo que agnóstico, recorda o ainda Cardeal Bergoglio em Buenos Aires, Borges “rezava o Pai-nosso todas as noites, porque tinha prometido à sua mãe, e morreu assistido religiosamente”.

Com a participação de Daniel Goldman

Rabino ordenado pelo Seminário Rabínico Latinoamericano. M. A. Bible and Cognate Studies- Hebrew Union College. Cincinnati OH. Doctor of Hebrew Letters- Jewish Teological Seminary NY .NY. Rabino da Comunidad Bet El Buenos Aires Argentina.

dany en Alta

Inscrições encerradas.