Átrio dos Gentios 2018

af_AtriodosGentios_BannerTopoICF

As buscas por sentido sempre fizeram parte dos anseios humanos. Por estarmos em constante amadurecimento, encontramos os significados da vida no processo mesmo de nossas experiências, em nossas decisões e nas circunstâncias que nos são próprias. Nesse itinerário, repleto de possibilidades, é que nos descobrimos singulares e coletivos e nos reconhecemos como seres de escolhas, capazes de planejar o futuro, ressignificar o presente e aprender com o passado. Aos poucos, igualmente, adquirimos a habilidade de lidar com os nossos êxitos e com as nossas frustrações, com liberdade e responsabilidade.

Por isso, diante da fronteira do imediatismo e da premência do presente, que por vezes nos impedem de compreender o valor profundo de nossa existência, é que somos convidados a refletir sobre o Sentido da Vida. Não estamos em busca de respostas definitivas, mas pelo contrário, nosso objetivo é construir lugares inspiradores de diálogo, de encontro verdadeiro e de abertura ao transcendente.

***

PROGRAMAÇÃO

.

A VIDA, SUAS HISTÓRIAS E SEUS SENTIDOS

Sessão comentada de trechos do filme IVÁN

Comentários do diretor Guto Pasko

Sinopse:

Dir: Guto Pasko | 109 min. | documentário | 2014. O retrato de Iván Bojko, um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, Bojko foi retirado à força de seu país pelos nazistas, para que realizasse trabalhos forçados na Alemanha. Em 1948, ele conseguiu fugir para o Brasil. Desde então, não pôde mais encontrar seus familiares. 68 anos depois, Iván retorna à sua pátria.

Guto Pasko é diretor de cinema e TV, roteirista e ator. Possui graduação em Produção Cênica com ênfase na Formação do Ator pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialização em Cinema com ênfase em Produção pela Faculdade de Artes da Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR). Cursou Produção Cinematográfica com ênfase em Coprodução Internacional na Fundação Carolina – Madrid/Espanha. Entre suas principais produções estão as séries “Contracapa”, “Um Lugar Para Chamar de CEU” e “Colônia Cecília – Uma História de Amor e Utopia”. Dirigiu e roteirizou os longas-metragens documentários “IVÁN”, “Entre Nós, O Estranho”, “Clube dos Solitários”, “A Gerra de Toyo”, “Sim – Também Somos Ucranianos” e “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”. Atuou como diretor da minissérie Casos e Causos da RPCTV.

Dia 3 de setembro, 15h

Dia 5 de setembro, 10h

FTD Digital Arena

INSCRIÇÕES

Dir: Guto Pasko | 109 min. | documentário | 2014. O retrato de Iván Bojko, um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, Bojko foi retirado à força de seu país pelos nazistas, para que realizasse trabalhos forçados na Alemanha. Em 1948, ele conseguiu fugir para o Brasil. Desde então, não pôde mais encontrar seus familiares. 68 anos depois, Iván retorna à sua pátria.

Dia 3 de setembro, 9h30

Dia 4 de setembro, 13h

FTD Digital Arena

INSCRIÇÕES

CINEMA E SENTIDO DA VIDA

Marina Person é diretora, apresentadora e atriz. Na televisão, trabalhou na MTV Brasil e TV Cultura. Em cinema dirigiu o documentário ‘Person’ e, com Jorge Espírito-Santo, o curta ‘Almoço Executivo’. Em 2015, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, ‘Califórnia’. Em 2016 estreou como protagonista no cinema em ‘Canção da volta’. Atualmente apresenta os programas Cinedrops na Rádio Eldorado, Magazine Arte 1 com The New York Times no Canal ARTE 1 e Marinando, um canal de culinária saudável no YouTube. Como diretora aguarda a estreia das séries documentais ‘Rompendo o Silêncio’ da HBO e ‘Até o Primeiro Disco’ do CineBrasil TV. Também produz o longa-metragem ‘Antes Tarde’, uma coprodução Mira Filmes com a FOX Brasil e Warner Bros Brasil.

Dario Edoardo Viganò é presbítero católico, filósofo, teólogo e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Pontifícia Salesiana. É professor de Teologia da Comunicação e diretor do mestrado em Jornalismo Digital na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi presidente da Fondazione Ente dello Spettacolo, diretor da revista cinematográfica italiana Rivista del Cinematografo e presidente da Comissão Nacional de Avaliação de Cinema da Conferência Episcopal Italiana. Participou do Conselho de Administração do Centro Experimental de Cinematografia e no subcomitê de Reconhecimento de Interesses Culturais do Ministério de Patrimônio e Atividades Culturais da Itália. Membro correspondente da Pontifícia Academia Teológica, é autor de numerosos estudos dedicados à análise da relação entre a mídia e o mundo católico, com especial atenção ao cinema. Foi Diretor do Centro de Televisão do Vaticano e Prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé. Atualmente é conselheiro do dicastério para a comunicação da Santa Sé.

Dia 3 de setembro, 19h30

TUCA | Bloco 2 (Azul)

INSCRIÇÕES

SENTIDOS E CAMINHOS DE VIDA

Painéis com Amanda Malucelli, Ana Cardoso e Kauanna Batista Ferreira

Amanda Malucelli é graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela PUCPR. Sua carreira foi se desenvolvendo para além da formação à medida que a sua percepção de mundo foi ampliada por vivências como o “Programa Educação Gaia – Design para Sustentabilidade”, “Art of Hosting – A Arte de Anfitriar Conversas Significativas”, entre outros processos de Educação Transformadora. Com experiências que vão de blog de viagens a consultorias de desenvolvimento humano e gestão de organizações no terceiro setor, descobriu seu propósito como educadora, facilitadora e hoje gosta de se apresentar como “Anfitriã de Aprendizagens Transformadoras”.  Recentemente empreende o Transbordas, projeto derivado de uma viagem investigando comunidades de aprendizagem pelo Brasil. É membro do Instituto Nhandecy, parte do time de anfitriãs do Programa Educação Gaia, Grupo de Práticas em Comunicação Não-Violenta, foi parceira do curso de extensão em Empreendedorismo Social da PUCPR, entre outros.

Ana Cardoso é jornalista, mestre em sociologia política, viajante com o marido Marcos Piangers e as filhas Anita e Aurora. É escritora, autora de três livros, entre eles o best seller ‘A Mamãe é Rock’. É fundadora e coordena o projeto cultural Bonne Chance. Trabalha na startup Canal Bloom e escreve para Revista Pais&Filhos. É integrante da Casa da Mãe Joanna.

Kauanna Batista Ferreira é formada em jornalismo pela PUCPR. Aos 16 anos de idade teve o grande desafio em constituir e administrar uma ONG. Acreditando no potencial do terceiro setor e focada em contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes da comunidade Vila Torres, fez a gestão da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH).  Foi ganhadora dos Prêmios ‘Voluntariado Transformador 2009’ e ‘Bom Exemplo Paraná 2013’, além de palestrante convidada no evento TEDx Praça Santos Andrade realizado em 2016. É conselheira do Instituto GRPCOM e produtora do livro reportagem “Vida de Imigrante”.

Dia 4 de setembro, 10h

TUCA | Bloco 2 (Azul)

INSCRIÇÕES

JOVENS DIALOGAM SOBRE PROJETO DE VIDA

Com Fagner Zadra e Ana Flávia da Silva

Fagner Zadra é humorista, ator, roteirista, autor e palestrante. Faz parte do grupo curitibano de humor Tesão Piá. Há 10 anos ministra cursos e palestras em universidades, empresas, instituições e eventos. Após um acidente que o deixou tetraplégico, utiliza este e outros fatos de sua trajetória para tratar de assuntos como a vida e a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo.

Ana Flávia Silva é jornalista, sonhadora por natureza, determinada por vocação. Amante dos animais e apaixonada por boas notícias. Aos 29 anos, com experiência audiovisual em emissoras locais e nacionais, como RPC e Evangelizar, decidiu levar notícias otimistas ao público de forma mais descontraída e pessoal. Formada em jornalismo pela PUCPR, atualmente concilia a carreira atuando na reportagem das equipes BandNews FM Curitiba e Rede Massa, além de produzir o blog e o canal no YouTube ‘Tudo Já Existe’.

Dia 4 de setembro, 15h

TUCA | Bloco 2 (Azul)

INSCRIÇÕES

MUNDO, SENTIDO E TRANSCENDÊNCIA

Sônia Bridi é graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 1991 é repórter da Rede Globo. Foi correspondente internacional em Londres, Nova York, Paris e Pequim. Responsável por inúmeras reportagens de repercussão nacional e internacional, Bridi também se destaca por sua atuação em assuntos relacionados às mudanças climáticas e à vida no planeta, conforme demonstrado nas séries ‘A jornada da vida’, ‘Planeta Terra: lotação esgotada’ e ‘Diário do Clima’, na qual escalou o Monte Kilimanjaro (Tanzânia) para mostrar os efeitos do aquecimento global. É autora dos livros ‘Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China’ e ‘Diário do Clima’. Atualmente é repórter especial do Fantástico.

Tomáš Halík é presbítero católico, graduado em sociologia, filosofia e psicologia, mestre em Teologia e Estudos Religiosos e doutor em Filosofia. Durante o período soviético, foi banido da docência universitária, perseguido pela polícia secreta, ordenou-se padre clandestinamente e integrou a chamada Igreja Subterrânea. Com o fim do regime totalitarista, se tornou secretário geral da Conferência Episcopal da República Tcheca, professor de Teologia da Universidade Carolina de Praga e consultor do Pontifício Conselho para o Diálogo com os Não-Crentes. Atualmente é presidente da Academia Cristã da República Tcheca, pároco da Igreja Universitária de São Salvador de Praga e diretor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade Carolina de Praga, além de integrar a Academia Europeia de Ciência e Artes. É autor de uma vasta obra teológica, da qual se destacam A Noite do Confessor, O Meu Deus é Um Deus Ferido e Paciência com Deus, que recebeu o prêmio de melhor livro teológico europeu.

Dia 4 de setembro, 19h30

TUCA | Bloco 2 (Azul)

INSCRIÇÕES

VIDA UNIVERSITÁRIA E SAÚDE MENTAL  

Seminário para educadores com Marcelo Veras

Marcelo Veras é graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em psicanálise pela Universidade Paris 8 e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É psicanalista, membro da Associação Mundial de Psicanálise e da Escola Brasileira de Psicanálise, onde foi diretor geral entre os anos de 2013 e 2015. É psiquiatra e coordenador do PsiU – Núcleo de Bem-Estar e Saúde Mental na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor dos livros ‘A loucura entre nós’ e ‘Selfie, logo existo’.

Dia 5 de setembro, 15h

FTD Digital Arena

INSCRIÇÕES

ÁTRIO CULTURAL

Show de Almir Sater

Natural do Mato Grosso do Sul, Almir Sater tocava violão desde criança, mas só foi descobrir a viola caipira – instrumento que o celebrizou – no Rio de Janeiro, aonde foi estudar Direito. Desistiu de ser advogado e foi ter aulas com o violeiro Tião Carreiro, para mais tarde voltar a Campo Grande e formar a dupla Lupe e Lampião. Na década de 1980 formou a Comitiva Esperança, viajando pelo pantanal para pesquisar a música e os costumes da região. Após lançar alguns discos, atuou em algumas novelas que projetaram sua música nacionalmente.

Com mais de 30 anos de carreira e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas, reinventando-a e acrescentando um toque mais sofisticado ao instrumento, temperado com estilos estrangeiros como o blues, o rock e o folk, uma mistura de música folclórica, erudita e popular, considerada atemporal.

Dia 5 de setembro, 19h30

TUCA | Bloco 2 (Azul)

INGRESSOS