II SIMPÓSIO DE DIREITOS HUMANOS | Submissão de trabalhos

O prazo final para submissão de trabalhos será dia 20 de outubro de 2017.

E-mail para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br

***

Os trabalhos para o Simpósio serão apresentados na forma de comunicação oral, por meio da metodologia de roda de conversa, na qual cada resumo aceito terá 5 minutos para ser brevemente apresentado no eixo temático correspondente, oportunizando maior interação e troca de experiências entre os participantes. Serão recebidos Resumos sobre pesquisas concluídas ou em andamento, bem como relatos de experiência contendo:

  • Nome do Eixo Temático para o qual a comunicação se direciona;
  • Título da comunicação;
  • Nome(s) do(s) proponente(s), mencionando a titulação e a vinculação institucional;
  • Instituição financiadora da pesquisa (se houver);
  • Resumo;
  • Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto e vírgula.

***

Normas para envio de trabalhos:

  • Cada participante poderá enviar até dois trabalhos na forma de resumo;
  • Cada resumo poderá ter até 3 autores;
  • Os resumos deverão ser enviados em arquivo Word e formatados com fonte arial; tamanho 12; espaçamento entre-linhas 1,5; margem sup. 3, esq. 3, dir.2, inf.2.
  • Deverá conter entre 350 e 600 palavras*, apresentando o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões.
  • O envio deverá ser feito por email com o eixo temático de interesse do proponente apontado no item assunto do email.
  • Email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br
  • Arquivos enviados fora da formatação ou sem o eixo temático constando no assunto do email não serão considerados para avaliação.

***

EIXOS TEMÁTICOS

.

  • Eixo TemáticoRelações Étnico-Raciais e Indígenas: Identidade e Descolonidade

Este eixo temático objetiva estabelecer uma reflexão acerca das contribuições do pensamento fronteiriço e os elementos que subsidiam os vieses da descolonidade e da identidade e os caminhos possíveis de ruptura do velho legado da colonialidade eurocentrica que subjugava os africanos, seus descendentes da diáspora africana e as populações indígenas, bem como o fato de suas contribuições serem invisibilizadas pelo pensamento ocidental colonial. As reflexões abordarão a identidade negra e indígena e as condições de reconhecimento por meio da ancestralidade. Também serão analisadas as estruturas, os modos de ser e o potencial de destruição do mundo e da humanidade pela colonialidade. Desta forma, os trabalhos privilegiarão temas oriundos dos filósofos africanos e dos pensadores que refletem sobre a afrodiáspora no Brasil e nos demais países da América Latina. Pretende-se projetar um novo significado aos modos de ser, pensar e conviver de mulheres, homens e suas diversidades sexuais e raciais, mediados pelos conhecimentos da filosofia e ciências contemporâneas. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br).

Coordenação: Dr. Sergio Nascimento, Doutorando Abel Ribeiro, Doutorando Iziquel Radvanskei

.

  • Eixo temático: Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Públicas

O campo das políticas públicas em saúde mental é marcado historicamente pela violação sistemática dos direitos das pessoas que apresentam algum tipo de transtorno comportamental. A criação de instituições psiquiátricas e a aplicação de práticas manicomiais gravemente comprometidas do ponto de vista ético foram possíveis porque se apoiavam num discurso sobre a loucura que a classificava como escuridão das sombras, frente à clarividência constituinte do ego racional psiquiátrico. A loucura, ao ser concebida pela psiquiatria como ausência de um pensamento verdadeiro, favoreceu a ampliação da distância entre os conceitos de normal e anormal, sanidade e insanidade, legitimando políticas de exclusão e práticas médicas caracterizadas pela lógica da experimentação e da tortura. No contexto de crise política e econômica e da ascensão de práticas conservadoras e moralistas ganham força os discursos e as políticas de natureza autoritária, higienista e excludente no campo da saúde mental e das políticas públicas, principalmente aquelas voltadas à população em situação de rua e aos usuários de álcool e outras drogas. Nesse sentido, o objetivo desse grupo de trabalho é refletir sobre os discursos presentes na sociedade que de alguma forma associam-se a tais práticas, bem como investigar outras narrativas possíveis que possam possibilitar alternativas mais éticas de prevenção, intervenção e cuidado. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br)

Coordenação: Dr. Rodrigo Alvarenga, Drª Jucimeri Isolda Silveira e Drª Solange Fernandes, Esp. Henrique Costa Brojato

.

  • Eixo Temático: Desigualdades, Direitos Humanos e Mediação de Conflitos

O Objeto do eixo é problematizar, apresentar e debater, à luz de abordagens interdisciplinares e da teoria crítica dos direitos humanos, argumentos teóricos e proposições empíricas capazes de pensar e efetivar propostas político-pedagógicas de enfrentamento e solução de conflitos que envolvam crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente aqueles/as que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br).

Coordenação: Dr. Cezar Bueno de Lima, Drª Jucimeri Isolda Silveira, Drª Mirian Guebert, Dr. Lindomar Boneti

.

  • Eixo Temático: Governança democrática, defesa de direitos, participação e políticas públicas

Este eixo contempla a sistematização de pesquisas e práxis em direitos humanos, especialmente na área das infâncias e juventudes, sobre desigualdades, vulnerabilidades e enfrentamento das violências e outras formas de enfrentamento das violações de direitos. Objetiva, ainda, dar visibilidades às estratégias de fortalecimento da democracia participativa e deliberativa nos espaços institucionalizados ou não, assim como os mecanismos de fortalecimento da integralidade da proteção social na relação entre políticas públicas e sistema de justiça, assim como as formas de participação na direção da qualificação dos direitos e das políticas públicas na relação entre Estado e sociedade civil. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br).

Coordenação:  Drª Jucimeri Silveira, Drª Marcia Terezinha Oliveira, Drª Denise Colin, Drª Andrea Braga Curralinho, Drª Viviane Aparecida da Silva

.

  • Eixo Temático:  Educação em Direitos Humanos: Diversidade, Gênero e Religiões.

Discussão dos fundamentos teórico-metodológicos da análise diferenciação/articulação das relações sociais de gênero, diversidade e religiões enquanto categoria analítica, cultural e social e histórica. Especialmente em um contexto de profundas mudanças econômicas, culturais e políticas.  O GT busca retratar, os significados atribuídos, a trajetória da construção da problemática de gênero, diversidade e crenças religiosas tendo em vista a defesa, afirmação e o fortalecimento dos direitos humanos, numa perspectiva da democracia, do protagonismo, da cidadania. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br).

Coordenação:  Drª Jaci de Fátima Souza Candiotto, Ms. Darli de Fátima Sampaio, Drª Solange Fernandes, Dra Maria Izabel Pires.

.

  • Eixo Temático: Defesa de direitos, metodologias, participação de crianças e adolescentes

Este eixo dedica-se por um lado à reflexão sobre estudos sociais e metodologias de pesquisa científica com e sobre crianças e adolescentes; e por outro, à visibilidade de práticas educativas em torno dos direitos humanos das infâncias. Objetiva-se observar, especialmente, as estruturas e os modos como acontece a participação de meninos e meninas nos espaços de socialização em que estão inseridos. E, pretende-se, ainda, disseminar as estratégias em sociedade que asseguram e fortalecem a participação das infâncias, à luz do princípio da sua prioridade absoluta nas políticas públicas, e do seu direito à participação social. (email para envio de trabalhos: nucleodireitoshumanos@pucpr.br).

Coordenação: Ms. Bárbara Pimpão, Ms. Beatriz Caitana da Silva, Ms. Gillys Vieira da Silva, Ms. Angela Jeiss

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*