Mística, sabedoria e autoridade no século XIX: estudos sobre o Irmão Francisco, primeiro superior geral dos Irmãos Maristas.

Irmão Francisco é discípulo das primeiras horas, dos tempos de La Valla. Tinha não mais que 11 anos quando aceitou a proposta de Champagnat para formar parte de seu incipiente projeto de Instituto. Cresce ao lado do Fundador e se torna seu primeiro sucessor. Mais tarde, é beatificado e a Igreja reconhece a heroicidade das virtudes. Apesar disso, há carência de pesquisas que ajudem a entender melhor o Irmão Francisco, tanto em relação a seu tempo, bem como em relação à história Marista. Pouco se estudou, por exemplo, sobre seus Cadernos e Cartas, tampouco há análises aprofundadas sobre sua biografia e personalidade. Mesmo o fato de pertencer à galeria dos “santos maristas” não torna seus escritos e sua vida uma fonte para a espiritualidade marista. Esta publicação cumpre, em parte, o objetivo de tornar o Irmão Francisco mais conhecido na riqueza de sua história e na profundidade de seus escritos e de seu modo de vida.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR e Memorial Marista
Editora: PUCPRESS