Caderno Café Filosófico | As Políticas do Perdão

O novo Caderno Ciência e Fé traz os registros do Café Filosófico 2015, com reflexões sobre As Políticas do Perdão. Na mesma medida que proliferam os pedidos de perdão e as cenas de arrependimento, em especial com a implantação, em diversas partes do mundo, das Comissões de Justiça e Paz, vemos aumentar os crimes de guerra, os terrorismos, os fascismos e as violências cotidianas, extremas e, por vezes, banais.

Diante disso, podemos perguntar: o que significa perdoar? Quais são os limites jurídicos, religiosos ou filosóficos do perdão? É possível perdoar o “imperdoável”? Para tentar responder a estas questões e, sem dúvida, abrir para outras, temos reunidas aqui as palavras de Peter Pál Pelbart, em As Imagens do Intolerável, de Oswaldo Giacoia Jr., em O Perdão sob o Ponto de Vista das Filosofias das “Vontades de poder”, e de Jeanne Marie Gagnebin, em Esquecimento, Anistia e Perdão.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat