Átrio dos Gentios

O Projeto Átrio dos Gentios é uma resposta ao discurso inspirador de Bento XVI, de 21 de dezembro de 2009.  Atualmente, o Papa Francisco reafirmou a importância desse diálogo para a igreja. A partir disso, o Pontifício Conselho para a Cultura se inspirou para criar lugares de encontro e de diálogo, espaço de liberdade de expressão e respeito por aqueles que não acreditam e aqueles que fazem perguntas sobre sua fé.

Fazendo referência ao “Átrio dos Gentios” do templo de Jerusalém construído depois do exílio, durante os anos 20-19 ac, este projeto é um espaço onde todos podem atravessar sem distinção de cultura, língua ou vocação religiosa, e onde é possível se perguntar sobre as grandes questões da vida e da sociedade e, assim, chegar mais perto do ”Deus desconhecido”.

Dessa forma, o Átrio é uma janela para o mundo da cultura contemporânea que quer ouvir as vozes que ressoam em suas diferentes buscas e perspectivas.

.

O SENTIDO DA VIDA

As buscas por sentido sempre fizeram parte dos anseios humanos. Por estarmos em constante amadurecimento, encontramos os significados da vida no processo mesmo de nossas experiências, em nossas decisões e nas circunstâncias que nos são próprias. Nesse itinerário, repleto de possibilidades, é que nos descobrimos singulares e coletivos e nos reconhecemos como seres de escolhas, capazes de planejar o futuro, ressignificar o presente e aprender com o passado. Aos poucos, igualmente, adquirimos a habilidade de lidar com os nossos êxitos e com as nossas frustrações, com liberdade e responsabilidade.

Por isso, diante da fronteira do imediatismo e da premência do presente, que por vezes nos impedem de compreender o valor profundo de nossa existência, é que somos convidados a refletir sobre o Sentido da Vida. Não estamos em busca de respostas definitivas, mas pelo contrário, nosso objetivo é construir lugares inspiradores de diálogo, de encontro verdadeiro e de abertura ao transcendente.

A VIDA, SUAS HISTÓRIAS E SEUS SENTIDOS

Sessão comentada de trechos do filme IVÁN

Comentários do diretor Guto Pasko

Show de Almir Sater

Dia 5 de setembro, 19h30

Logo_Atrio 2017

Frente aos desafios da contemporaneidade, em especial os fundamentalismos, as rupturas aos direitos humanos e ambientais e as reiteradas violências físicas e simbólicas aos indivíduos e às coletividades, somos chamados, urgentemente, à hospitalidade e à coexistência.

Num futuro próximo o planeta terá 8 bilhões de pessoas, habitando, em sua grande maioria, os centros urbanos. Seremos capazes de conviver levando em conta as diferenças étnicas, religiosas, políticas e econômicas? A resposta a esta questão não está na homogeneização, mas sim no estabelecimento de parâmetros éticos que apontem para novos modelos sociais e culturais fundados no encontro, no diálogo e na cooperação.

A hospitalidade, como aceitação desse “estrangeiro” que não fala a minha língua e a coexistência, como a possibilidade de sentarmos à mesa, em nossas singularidades, e partilhamos o pão e a vida, devem se caracterizar como prioridade para aqueles que rejeitam toda forma de preconceito e de intolerância.

Encontro entre Viviane Mosé e Marcial Maçaneiro

A PUCPR e a Católica de Santa Catarina trazem a Joinville uma filósofa e um teólogo para dialogarem sobre os desafios e as possibilidades de vivemos juntos!

Dia 11 de setembro de 2017, às 19h30 – Católica de Santa Catarina | Campus Joinville

Bate papo sobre o “viver juntos” –  Jovens debatem invisibilidades e vulnerabilidades humanas de nossas cidades

Paula Godoy e Ana Chen (ONG TETO), “Tio” Maurício (Pastoral do Menor, Belo Horizonte-MG) e Amanda Kissua (Angolana solicitante de refúgio)

Dia 12 de setembro de 2017, às 16h – PUCPR | Campus Curitiba | TUCA

Encontro entre Viviane Mosé, Nilton Bonder e Marcial Maçaneiro

Uma filósofa, um rabino e um sacerdote dialogam sobre os desafios e as possibilidades de vivermos juntos!

Dia 12 de setembro de 2017, às 19h30 – PUCPR | Campus Curitiba | TUCA

Assista aos vídeos e conheça um pouco mais do Átrio realizado na PUCPR nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2016.

Abertura do Átrio dos Gentios e Celebração Eucarística

Discurso de abertura | Cardeal Ravasi