Gianfranco Ravasi encontra Marcelo Gleiser

Para explorar o tema “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”, ponto central do evento, debate entre o cardeal italiano Gianfranco Ravasi – presidente do Pontifício Conselho para a Cultura – e com o astrofísico Marcelo Gleiser.

 

 

Gianfranco Ravasiravasi

 

O italiano Gianfranco Ravasi é  presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. Nascido em Merate em 18 de outubro de 1942, é considerado um especialista em Oriente Médio e islamismo. Atuou em escavações arqueológicas na Turquia, na Jordânia, na Síria e no Iraque enquanto trabalhava em seu doutorado no Pontifício Instituto Bíblico.  No dia 20 de outubro de 2010 foi anunciada a sua criação como cardeal pelo Para Bento XVI. Conhecido pelo diálogo com o mundo da arte, da ciência e da cultura, Ravasi costuma utilizar referências variadas em suas falas como Santo Agostinho, Isaac Newton, Vladimir Nabokov, entre outros.

 

 

Marcelo Gleiser

10081245

 

O brasileiro Marcelo Gleiser é professor de filosofia natural, de física e de astronomia do Dartmouth College, EUA, onde leciona desde 1991. Graduou-se em física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, obteve o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o doutorado no King’s College da Universidade de Londres, Reino Unido. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Fermilab e na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, ambos nos EUA. Publicou mais de 80 artigos científicos. É, membro da Sociedade de Física Americana e da Sociedade Internacional para o Estudo da Origem da Vida.

 

 

 

 

 O encontro acontece no dia 11 de abril, às 19h no teatro TUCA da PUCPR.

Informações sobre inscrição em breve.