Caderno Café Filosófico | A Reinvenção da Virtude

Este precioso volume do Caderno Ciência e Fé é o resultado dos debates do Café Filosófico. Os dois primeiros textos são “preparatórios” e assinados pelos curadores do projeto: Fabiano Incerti e Jelson Oliveira. O primeiro é um breve ensaio sobre a criativa relação entre café e filosofia. O segundo, por sua vez, é um cuidadoso trabalho sobre a relevância do tema discutido no ano, seus desdobramentos e suas perspectivas. Seguem-se, então, as conferências e os debates realizados pelos convidados. O que dizer sobre eles? São textos potentes filosoficamente; grandiosos, como seus autores, na inquietação sobre nosso presente e nosso futuro. No dia 13 de março, o projeto recebeu a educadora Viviane Mosé, que levou os presentes a refletirem sobre A felicidade na sociedade da informação e do conhecimento. O dia 22 de maio foi dedicado ao jornalista EugênioBucci, com A intolerância ou a tragédia do não diálogo.  E no dia 18 de setembro, o filósofo Renato Janine Ribeiro debateu sobre o tema Democracia versus República: inclusão e desejo nas lutas sociais.

Publicação: Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Editora: Universitária Champagnat