Instituto Ciência e Fé da PUCPR inicia planejamento do novo Observatório das Juventudes

Aconteceu no dia 30 de janeiro a primeira reunião do grupo consultivo para orientar e reestruturar os novos projetos do Observatório das Juventudes da Universidade. O primeiro encontro de 2015 teve como intuito realizar um balanço das atividades desenvolvidas até o momento, dialogar sobre as melhores práticas nacionais e internacionais relativas a garantia e defesa dos direitos dos jovens e propor novas linhas de atuação para o Observatório.

Com o início das atividades em 2013, o Observatório tem buscado compreender a condição juvenil na atualidade, e está inserido no contexto das políticas de ações afirmativas em torno da temática relativa à juventude.

De acordo com Jean Michel Silva, que assumiu a coordenação do Observatório em 2015, o tema juventude é muito atual e nos convida a uma reflexão-ação contínua. “Precisamos compreender as diversas realidades juvenis. Nos aprofundarmos, cada dia mais, na complexidade da temática para que possamos pesquisar, compreender e incidir sobre a realidade dos jovens. Dando continuidade a missão de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, precisamos desenvolver através da educação todas as dimensões do ser humano, para que esse jovem se empodere e seja agente transformador de sua realidade.”

Participaram da reunião: Fabiano Incerti, Diretor do Instituto Ciência e Fé, Jimena Djauara, da Rede Marista de Solidariedade, Bárbara Pimpão e Douglas Moreira, do Centro Marista de Defesa da Infância, os professores Clelia Peretti, Cezar Bueno e Rodrigo Alvarenga, do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR, Diogo Galline, da Pastoral do Grupo Marista, Kleber Candiotto, Decano da Escola de Educação e Humanidades, Fábio Viviurka, da Diretoria de Marketing e Comunicação do Grupo Marista, Gláucio Mota, da Diretoria de Assistência Social do Grupo Marista, Professor Másimo Della Justina, chefe de gabinete da PUCPR e Felipe Aguilera, da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Paraná.

Reunião do Observatório
Reunião de Planejamento do Observatório das Juventudes