Relatório Anual de Atividades 2014

Em 2014, – já passados dois anos da retomada das atividades – o Instituto Ciência e Fé (ICF) teve como objetivo principal consolidar seu espaço e seu papel dentro da PUCPR, ao mesmo tempo em que buscou tornar-se conhecido para o público externo ao universo acadêmico. Três princípios pautaram transversalmente seus projetos: 1) A aprendizagem do diálogo. É impossível promover um encontro transparente e profundo entre pessoas e saberes, sem o aprimoramento dos procedimentos de comunicação e a ampliação significativa dos lugares reais de acolhida. Aos poucos, percebe-se que é possível confrontar ideias, tendo em conta o respeito às diferentes formas de pensar e agir. Gera-se, nesse sentido, um verdadeiro “Átrio dos Gentios”. 2) A produção qualificada de conteúdos. Um dos papéis centrais do ICF é o de contribuir para que a PUCPR, como Universidade Católica e Marista, gere conteúdos relevantes acerca de sua Identidade e possa, diante dos desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época, diagnosticar e responder, sempre com maior qualidade, a estas demandas urgentes. 3) Sintonizada à Nova Evangelização. O processo dinamizador e diversificado dos projetos do ICF colaboram para que o necessário diálogo entre ciência, cultura e fé seja realizado com entusiasmo e responsabilidade, com especial atenção às características da contemporaneidade e sem perder de vista a “Alegria do Evangelho”.

Direção de Arte: Bruno Martins

Conteúdo: Fabiano Incerti, Jean Michel Silva