Instituto Ciência e Fé em 2014: algumas considerações.

Em 2014, – já passados dois anos da retomada das atividades – o Instituto Ciência e Fé (ICF) teve como objetivo principal consolidar seu espaço e seu papel dentro da PUCPR, ao mesmo tempo que buscou tornar-se conhecido para o público externo ao universo acadêmico. Três princípios pautaram transversalmente seus projetos: 1) A aprendizagem do diálogo. É impossível promover um encontro transparente e profundo entre pessoas e saberes, sem o aprimoramento dos procedimentos de comunicação e a ampliação significativa dos lugares reais de acolhida. Aos poucos, percebe-se que é possível confrontar ideias, tendo em conta o respeito às diferentes formas de pensar e agir. Gera-se, nesse sentido, um verdadeiro “átrio dos gentios”. 2) A produção qualificada de conteúdos. Um dos aspectos centrais do ICF é contribuir para que a PUC, como Universidade Católica e Marista, gere conteúdos relevantes acerca de sua Identidade e possa, diante dos desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época, diagnosticar e responder, sempre com maior qualidade, a estas demandas urgentes. 3) Sintonizada à Nova Evangelização. O processo dinamizador e diversificado dos projetos do ICF colaboram para que o necessário diálogo entre ciência, cultura e fé seja realizado com entusiasmo e responsabilidade, com especial atenção às características da contemporaneidade e sem perder de vista a “Alegria do Evangelho”. O esforço é de aproximar crentes e não crentes em torno de valores comuns, favorecendo a abertura ao transcendente, que para alguns se traduz na experiência de Deus e para outros, no encontro com o Desconhecido. Dessa forma, os próximos anos serão decisivos para que o ICF alicerce suas intencionalidades, colaborando para a realização da missão da PUCPR.

Workshop (240)
Um dos momentos marcantes do Instituto Ciência e Fé. O I Workshop do Observatório das Juventudes com o tema “Jovens e Horizontes Utópicos: Educação”.