Cultura e Fé: Novos Olhares

A partir do encontro com diferentes saberes como a literatura, a história, a psicologia, a economia, a teologia, entre outros; o projeto Cultura e Fé: Novos Olhares foi criado como uma resposta à necessidade de ressignificar constantemente a relação entre os conteúdos e expressões de fé e a contemporaneidade. Com uma metodologia participativa, os convidados interagem com o público, valorizando a construção coletiva do conhecimento.

Seguindo a intenção original, de promover o debate fecundo sobre a relação entre fé e cultura, a partir de 2015, o projeto Cultura e Fé: novos olhares propõe o debate em torno da “Transcendência na arte e no pensamento latino-americano”. O objetivo é percorrer a obra de diferentes artistas e pensadores “dessa parte do mundo”, identificando elementos que favoreçam a compreensão mais profunda do ser humano e de sua abertura ao transcendente. Sem dúvida, a alegria e a criatividade, características tão próprias desses povos de etnias mescladas, juntamente com a fé popular e engajada, por vezes expressão da resistência e da luta contra o sofrimento de séculos de amarras colonialistas, serão elementos presentes nesses encontros que pretendem, cada vez mais, aproximar crentes e não crentes.

Jorge Luis Borges e a Transcendencia

Yo he de quedar en Borges, no en mí (si es que alguien soy), pero me
reconozco menos en sus libros que en muchos otros o que en el
laborioso rasgueo de una guitarra. Hace años yo traté de librarme
de él y pasé de las mitologías del arrabal a los juegos con el tiempo y
con lo infinito, pero esos juegos son de Borges ahora y tendré que
idear otras cosas. Así mi vida es una fuga y todo lo pierdo y todo es
del olvido, o del otro. No sé cuál de los dos escribe esta página.
(Jorge Luis Borges, El hacedor. Buenos Aires: Emecé, 1960)

Dando continuidade à reflexão iniciada no Átrio dos Gentios de Buenos Aires, em novembro de 2014, no seu primeiro encontro desse ano, o projeto Cultura e Fé: novos olhares discutirá o tema Borges e a Transcendência. A intenção é retomar os escritos e a vida de um dos maiores escritores argentinos e internacionais, reconhecendo nele, como diz o Papa Francisco, “a base propícia para suscitar um fecundo diálogo cultural e o necessário intercâmbio de ideias que ajudem a entender mais profundamente o homem em suas relações interpessoais e sua abertura ao transcendente”. Mesmo que agnóstico, recorda o ainda Cardeal Bergoglio em Buenos Aires, Borges “rezava o Pai-nosso todas as noites, porque tinha prometido à sua mãe, e morreu assistido religiosamente”.

Com a participação de Daniel Goldman

Rabino ordenado pelo Seminário Rabínico Latinoamericano. M. A. Bible and Cognate Studies- Hebrew Union College. Cincinnati OH. Doctor of Hebrew Letters- Jewish Teological Seminary NY .NY. Rabino da Comunidad Bet El Buenos Aires Argentina.

Data: 19 de maio de 2015  |  Horário: 19h30  | Local: FTD Digital Arena (PUCPR)

Garanta sua inscrição. Clique aqui e faça agora.

Confira os photobooks deste projeto